desktop_cabecalho

I Love Vintage

Ler na área do assinante

As mais saudosistas de modas do passado deverão se identificar com o estilo Vintage que marcou os anos de l920 até l960.Nesta época as mulheres eram muito discretas,mais contidas e usavam uma moda muito composta e recatada, ainda que usassem em ocasiões especiais ,vestidos mais decotados, que exalavam uma sensualidade moderada.

O estilo Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade.

Trata-se de um estilo de vida que remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e que se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.

As roupas vintages são roupas antigas, clássicas, como as peças jeans ou roupas copiadas das décadas anteriores, como o vestido de estampa Poá (bolinhas), por exemplo.

Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas dos anos 70, 80 e 90 certo teor "vintage", mas, por ser relativamente recente, o termo não é devidamente atribuído há estas décadas.

A grife Luella Bartley sempre dá um toque vintage aos suas às suas criações. Neste desfile, por exemplo, ela adicionou grandes poás, laços e saias balonê.

Os biquínis vintages tinham as partes de baixo maiores a cima do umbigo e as partes de cima mais estruturadas. Eles têm um ar vintage que combina com as estampas de bolinhas, listras ou geométricas.

O resgate da moda pin-up – perfil de mulher clássica e feminina, mas com ar retrô, sedutor e ingênuo ao mesmo tempo – é um exemplo de "moda vintage". Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época.

As saias midi são peças vintages que estão sendo muito usadas agora. Elas podem ser coloridas, minimalistas ou com um toque ainda mais antigo: a estampa de poás.

Há vários estilos de looks vintage: mais românticos, como este com saia azul marinho com blusa branca, combinando com poás brancos, podem também ser com um estilo rocker com calça colada, cropped e penteado com lenço antigo, ou mais casual e versátil como este vestido azul com poás brancos, combinando com sapato branco e clutch.

Vestidos como este eram considerados casuais e super femininos, pois eram delicados e românticos. A bolsa e o sapato em rosa pink combinaram com a gola que deu um toque ainda mais antigo ao look.

Os vestidos de festa, naquelas épocas eram bem rodados com estampas delicadas como poás, flores e oncinha, eles também podiam ser minimalistas ou com mangas, decote, cinto e cintura bastante marcada.

Nestes dois modelos de Debutantes a moda vintage acentua o design e os traços mais antigos com rendas, babados, bordados num toque de romantismo, pureza numa combinação de tons e tecidos muito delicados.

A moda vintage inspira muitas noivas na hora de escolher os preparativos para o casamento. Se a noiva optar por este tema, o vestido pode ser em tons envelhecidos como bege, pérola, marfim, mas se preferir pode ser branco mesmo.

Geralmente, o vestido tem bordados de flores e pode ser curto com saia rodada.

Essas unhas combinam todas as estampas e detalhes que as mulheres usavam na época do estilo vintage. Flores em tons de rosa, listras e poás em preto e branco, glitter bem delicado e renda que combina com tudo. 

Delicados, românticos, charmosos e extremamente femininos, como é uma característica dos sapatos da moda vintage.

As bijoux vintages são sofisticadas e bem femininas. Elas são confeccionadas em dourado envelhecido com flores coloridas, pedras pequenas e pérolas. 

As bolsas vintages são adoráveis! Lindas, românticas, delicadas e meigas, elas compõem um look super feminino e charmoso para quem gosta de usar este estilo.

Os cintos que marcaram a cintura foram usados mais no estilo pin-up, onde as mulheres adoravam usar e abusar deste acessório tão versátil que combina com diversos looks.

As atrizes Marilyn Monroe e Audrey Hepburn influenciaram muito o estilo de óculos usados naquela época. Elas costumavam aderir ao estilo totalmente fashion dos óculos com estilo gatinho. Logo depois vieram as lentes redondas que fizeram o maior sucesso e continuam sendo muito vistos em passarelas e ruas.

Não existe maquiagem mais vintage do que o famoso delineador preto com batom vermelho da Marilyn Monroe! Ele é clássico e fica bem com qualquer look da moda vintage.

Passo a passo de como fazer um penteado vintage, delicado e super prático, com cachos e lenço vermelho.

Há vários estilos de penteados desde o mais fácil até o mais complicado e difícil de fazer. Porém, todos têm cachos e são encantadores, pois expressam e definem a feminilidade da mulher.

Os perfumes vintages tinham borrifadores delicados combinando com os fracos. 

Se naquela época existissem os celulares de hoje em dia, eles teriam este estilo de case para combinar com seus objetos e acessórios. 

Ponto de vista:

Em nosso ponto de vista este estilo tem um glamour do passado, traduzido ao momento atual e traz com ele certa nostalgia que caracterizou as décadas de 20 a 60, com modelos que deixavam a mulher vestida com certo recato e muito compostas. Hoje este conceito mudou os vestidos subiram de comprimento são mais decotados e tem outros traços, que não se apagaram ou se extinguiram de todo, com relação aos modelos originais daquelas épocas.

Informações complementares sobre este assunto poderão ser obtidas no Blog Anjinha da Moda: http://www.anjinhadamoda.com.br/2012/12/moda-vintage-atual-e-retrograda.html

Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá.

Jornalista Noeli de Carvalho e Silva

                   https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Foto de Noeli de Carvalho e Silva

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Ler comentários e comentar