desktop_cabecalho

A reprise da telenovela Caminho das Índias: ilustra cultura e moda indiana

Ler na área do assinante

A cultura milenar indiana é idolatrada pelos seus habitantes e ainda pouco difundida, se levarmos em consideração a praticidade da Internet e das Redes Sociais, que poderiam torná-la ainda mais conhecida. A cultura indiana é muito rica, diversificada e ganhou bem mais visibilidade, pelo menos em termos de Brasil, sendo vendida para 90 países, através da obra da escritora e novelista Glória Perez ,que criou esse sucesso ,que foi a telenovela Caminho das Índias, representada por atores brasileiros consagradíssimos, como: Lima Duarte, Juliana Paes, Rodrigo Lombardi, Letícia Sabatella, Tony Ramos, Ísis Valverde, Cléo Pires, Marcio Garcia, entre outros, que deram tanta veracidade aos seus personagens.

Índia:

1.    Índia, oficialmente denominada República da Índia, é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, o sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Wikipédia

2.    Capital: Nova Deli

3.    População: 1,252 bilhão (2013) Banco Mundial

4.    Continente: Ásia

5.    Moeda: Rupia indiana

6.    Línguas oficiais: Língua hindi, Língua inglesa

A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história.

Muitos podem achar as vestimentas deles, bastante exageradas, mas se repararmos melhor nas ruas, veremos que sem querer ou não, principalmente as mulheres se vestem com uma forte influência Indiana.

A roupa tradicional varia de acordo com as cores e estilos segundo a região e depende de certos fatores, incluindo o clima. Os estilos de vestir incluem prendas simples como o sári para as mulheres e o dhoti para os homens; outras prendas como salwar kameezpara as mulheres e os kurta-pijamas, calças de estilo europeu e camisas para os homens também são populares.

As principais roupas usadas por eles são: batas, vestidos, túnicas, kaftans e saias. Mas a principal estrela do vestuário indiano é o saree. As cores são diversas e os tons são vivos: “Existe uma mistura nas tonalidades”.

A grife Marchesa investiu em uma coleção com vestidos com detalhes bordados com pedras e missangas, parecidas com os das indianas.

As marcas indianas famosas dão um toque mais moderno aos looks tradicionais e clássicos da sua cultura. Eles continuam com as estampas chamativas, porém a aplicação de peças mais atuais.

As unhas das indianas combinam com seus looks. Elas são bastante detalhadas com pedras, missangas e strass coloridas.

A pintura Mehndi, conhecida popularmente como tatuagem de henna indiana. A pintura que vem sendo usada principalmente nas mãos, já ganhou status fashion.

Os sapatos indianos são baixos e com bastantes bordados coloridos que combinam com os sarees e as peças que elas usam. Eles contém pedraria e missangas.

As bijoux são geralmente, maxi com pedras coloridas, semi-preciosas, franjas, strass, medalhas e detalhes metalizados.

Elas costumam usar bolsas, mas quando utiliza esse acessório, elas são estampadas com bordados, pedras e detalhes étnicos e construtivistas.

Os cintos que as indianas usam são com medalhas e detalhes metalizados para fazer barulho enquanto elas fazem a sua dança tradicional.

As makeups são marcantes, com olhos coloridos e com delineador e lápis para acentuar a cor dos olhos. Elas usam também os bindis que podem ser jóias ou apenas um ponto vermelho no meio da testa, na altura das sobrancelhas. Os bindis que são só pontos vermelhos são usados quando as mulheres já são casadas. Na cultura deles, a beleza de mulher se multiplica mil vezes quando ela está usando um bindi.

Caminho das Índias

Caminho das Índias é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela da Rede Globo na faixa das 21 horas, entre 19 de janeiro e 11 de setembro de 2009, em 203 capítulos, substituindo A Favorita e sendo substituída por Viver a Vida.

Primeiro episódio: 19 de Janeiro de 2009

Episódio final: 11 de Setembro de 2009

Emissora original: Rede Globo

Idioma: Língua Portuguesa

Prêmio: Prêmio Emmy Internacional: Melhor Telenovela.

Looks de Caminho das Índias:

Maya utilizando esta roupa rosa claro com bordado dourado.

Camila com um Look vermelho com laranja e acessórios em dourado metalizado com pedras.

Surya usando Saree em laranja, roxo e verde com acessórios luxuosos em dourado.

Camila com look azul claro com pulseiras douradas.

Maya usando saree vermelho com detalhes dourados longo e acessórios de pedras em dourado.

Maya com Look rosa Pink clean.

Surya usando um saree em rosa com roxo e bordados de flores.

Surya com Saree em laranja com vermelho e bordados em dourado.

Raj com Maya. Os dois com roupas em tons de vermelho com dourado. Um luxo só!

Esta é uma versão mais simplificada da maquiagem indiana, pois ela é muito elaborada. Sombra em tons de nude com marrom e dourado com delineador preto e cílios grandes.

Ponto de vista:

Recordar é viver e as fãs da novela Caminho das Índias então podem se deleitar novamente com a exibição desta telenovela todos os dias à tarde, na telinha da Rede Globo. Não só a história que conta o enredo da novela, mas principalmente a moda que a representa lindamente.

Os costumes e tradições indianas são muito diferentes dos nossos, mas a beleza e o luxo da sua indumentária são de encher os olhos, pois essa moda é muito rica, tradicional, passa de geração para geração e está sempre se renovando para nossa felicidade, que passamos a conhecê-la mais de perto.

Informações complementares sobre este assunto poderão ser obtidas no Blog Anjinha da Moda:

http://www.anjinhadamoda.com.br/2015/08/moda-indiana-e-de-caminho-das-indias.html

Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá.

Jornalista Noeli de Carvalho e Silva

                       https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Foto de Noeli de Carvalho e Silva

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Ler comentários e comentar