Financiamento público de campanha fica ou não?

Os interesses que se escondem nas justificativas

Ler na área do assinante

Há muitos anos as campanhas políticas no Brasil seguiram os ditames constitucionais e as leis eleitorais. Tudo, de repente, foi “lavado” da gênese do processo eleitoral a partir das descobertas de crimes ligados a partidos políticos, agentes públicos, políticos e empresas privadas: Operação Lava-jato.

As investigações da Polícia Federal – que está em sua 19ª fase – têm levado muita gente poderosa para a cadeia, especialmente, gente ligada a dois partidos em particular: o PP e o PT.

Neste mesmo dia, surgem indícios que podem levar para o olho do furacão, também o PMDB.

O Supremo Tribunal Federal, em julgamento de ação proposta pela OAB, considerou inconstitucional o financiamento privado das campanhas eleitorais porque entendeu – a partir das revelações da Lava-jato – que o sistema permitia uma brecha enorme para limpar dinheiro desviado dos próprios públicos.

Como é sabido, o esquema baseava-se numa intrincada arquitetura de licitações fraudadas que majoravam os valores das obras públicas licitadas cujas diferenças eram divididas entre corruptos e corruptores e iam, em parte, para os cofres dos partidos em forma de doação de campanha.

Em resumo, este era o esquema.

Ocorre que, a Câmara Federal aprovou uma PEC que regulava a doação privada de campanha somente a partidos políticos (não mais ao candidato) e limitando-a a R$ 20 milhões não podendo ultrapassar 2% do faturamento da empresa doadora.

Entre os favoráveis e os contrários, seja na Câmara seja no STF, o Partido dos Trabalhadores fincou pé juntou aos que eram contrários ao financiamento privado de campanhas desde o começo.

O Ministro Gilmar Mendes, que votou contra o fim do financiamento privado, justificou que em seu entendimento essa decisão não implicaria em acabar com a corrupção, ao contrário, incentivaria o crescimento do crime e, pior, complicaria bastante o seu combate, vez que, sem qualquer registro de doação seria mais difícil identificar indícios de práticas criminosas e seus autores.

Por outro lado, Mendes atacou veementemente os que se opunham a sua opinião, especialmente, o PT – o partido que mais se beneficiou do esquema criminoso, conforme se tem até aqui comprovado – explicando que, com essa decisão o partido sairia para uma nova realidade com um apreciável valor em caixa oriundo dos crimes da Lava-jato, colocando-o em situação de especial importância financeira em relação aos demais partidos políticos, especialmente, os considerados do baixo clero. Nesta condição, arremata Mendes, o PT teria recursos suficientes para se eternizar no Poder.

Não deixa de ter certa lógica o seu raciocínio, assim como não deixa de ser curiosa a alegria do Partido dos Trabalhadores com esta decisão. Afinal, vejamos: nesta situação as eleições seriam financiadas apenas com recursos públicos e de cidadãos comuns. Esses recursos serão destinados aos partidos proporcionalmente. Parece óbvio que não se vai dividir igualmente o valor o que implicaria perguntar: como funcionará a divisão? O Psol, outro partido nanico e contrário ao financiamento público acredita, será?, que receberá a mesma quantia destinada ao PT, ou ao PMDB e PSDB?

Entretanto, a questão ainda não está encerrada. Eduardo Cunha parece ter uma carta na manga. Por que digo isso?

Todos reconhecem que Eduardo Cunha esgrime com competência invejável a política e principalmente o regimento interno da casa legislativa. Quando conseguiu, em maio deste ano, aprovar na Câmara a constitucionalização do financiamento de campanha por empresas privadas – até então estava pendente de julgamento a ação da OAB no Supremo Tribunal Federal – o presidente da Câmara respondeu àqueles que o acusavam de ter recorrido de uma manobra para aprovar a proposta e que anunciavam que recorreriam à Justiça. Disse, ele:

“Estamos muito habituados a lidar com aqueles que criticam a judicialização da política e buscam a judicialização para discutir fatos que eles perderam no voto. Aqueles que buscam o choro porque não tiveram atendidos os seus anseios e as suas ideologias [recorrem à Justiça]. Não é essa a maneira de se resolver os problemas”.

Penso, eu: Cunha, provavelmente, não se dará por vencido. A não ser que o seu encontro com Lula na última semana tenha levado a ele algum conforto em relação ao seu indiciamento. Seria asqueroso!  Quem dorme com cobra amanhece picado, e Cunha sabe disso.

Vamos aguardar. Prefiro esperar a especular.

JM Almeida

Foto de JM Almeida

JM Almeida

João Maurino de Almeida Filho. Bacharel em Ciências Econômicas e Ciências Jurídicas. 

Ler comentários e comentar

Mais de JM Almeida