desktop_cabecalho

Bumlai, o fiel amigo de Lula, pagador de contas e possível intermediário junto aos lobistas

Ler na área do assinante

O nome do empresário José Carlos Bumlai há muito tempo vem caminhando bem próximo de situações ilícitas proporcionadas para favorecer o ex-presidente Luiz inácio Lula da Silva.

A amizade estreita entre Bumlai e Lula é de conhecimento público, ambos firmaram relação tão forte que o empresário, segundo pessoas próximas, não precisava sequer marcar audiência ou horário para falar com Lula no Palácio do Planalto. Tinha acesso livre.

Era numa fazenda do empresário que Lula costumava pescar no Pantanal.

No episódio do Mensalão, o publicitário, hoje presidiário, Marcos Valério - o carequinha - já havia mencionado Bumlai como pagador de um empréstimo para livrar Lula de uma situação embaraçosa que envolvia chantagem e o misterioso assassinato do prefeito Celso Daniel.

Eis que agora, novamente o nome do Bumlai aparece ligado a situações escabrosas envolvendo Lula, o PT e o submundo da corrupção e da propina.

O lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, afirmou que pagou 2 milhões de reais para quitar uma dívida de uma das noras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Operador do PMDB no petrolão, ele disse que o repasse foi cobrado por um amigo de Lula, o pecuarista José Carlos Bumlai, de quem buscou auxílio para favorecer a empresa OSX na exploração do pré-sal. 

Baiano explicou aos investigadores que trabalhava para que a OSX, empresa de construção naval de Eike Batista, fosse convidada pela SeteBrasil a participar de contratos que seriam fechados com a Petrobras. Para tanto, Baiano contou que pediu a ajuda de Bumlai e que o próprio Lula fez reuniões com a cúpula da SeteBrasil em favor da OSX.

As tratativas, contudo, não deram certo, mas José Carlos Bumlai teria cobrado mesmo assim uma comissão de 3 milhões de reais para pagar a uma nora de Lula - ela teria uma dívida, uma parcela de um imóvel, a ser quitada. Baiano afirmou ter repassado 2 milhões de reais a Bumlai por meio de um contrato falso de aluguel de equipamentos de uma companhia do empresário.

Bumlai é nascido em Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul, engenheiro, foi o braço direito do empresário Olacyr de Moraes, no auge do Grupo Itamaraty. Na sequência, fez carreira solo como empresário, aproximou-se de Lula, tornando-se o seu principal 'conselheiro financeiro'.

                                       https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar