desktop_cabecalho

Irlanda aprova o casamento gay

A Irlanda é primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay por voto popular.

Ler na área do assinante

O casamento entre homossexuais passará a ser reconhecido pelo artigo 41 da Carta Magna da Irlanda, dando proteção constitucional e equiparação ao casamento tradicional.

A Irlanda é primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay por voto popular. Mais de 3 milhões de irlandeses foram às urnas ontem (23). O resultado foi de aproximadamente 62% a favor contra 37% contra. 

A campanha chegou a ter votos de irlandeses que não moram mais no país mas fizeram questão de participar. O castelo de Dublin foi aberto parcialmente para que um público de duas mil pessoas pudesse assistir a declaração do resultado em um telão.

A pergunta do plebiscito era: O casamento pode ser contraído de acordo com a lei por duas pessoas, sem distinção do seu sexo? Na Irlanda, qualquer emenda constitucional, após ser aprovada em Parlamento, deve ser levada a um plebiscito popular.

O ministro da Saúde, Leo Varadkar, o primeiro ministro na história irlandesa a se assumir abertamente gay, afirmou que a campanha foi "quase uma revolução social". 

O país, desde 2010, já possui uma lei que reconhece como legal a união civil de pessoas do mesmo sexo. Porém, há diferenças entre a união civil e o casamento, a principal delas é que o segundo é protegido pela Constituição.

da Redação Ler comentários e comentar