desktop_cabecalho

Tiroteio no México deixa 43 mortos

Um comboio da Polícia Federal mexicana foi atacado por um grupo armado.

Ler na área do assinante

Um confronto entre policiais e supostos criminosos deixou ao menos 43 mortos no Estado de Michoacán, no sul do México. Os ataques ocorreram no município de Tanhuato, a 450 quilômetros da capital mexicana e localizado no limite entre Michoacán e Jalisco, dois Estados que são fundamentais na estratégia de segurança do presidente Enrique Peña Nieto.

Entre os mortos estão dois policiais federais. Um comboio da Polícia Federal mexicana foi atacado por um grupo armado. Há ainda cinco detidos, três feridos e mais de 40 armas foram apreendidas, entre elas fuzis AK 47. O tiroteio durou cerca de 40 minutos. 

Michoacán é um dos Estados mais instáveis do México, mas a região onde aconteceu o ataque é ainda mais. É um território em disputa há pelo menos cinco anos, por sua localização estratégica para o tráfico de drogas. Está a poucos quilômetros de La Barca (Jalisco), onde foi encontrada uma das valas comuns mais numerosas do México: ao menos 67 mortos, a grande maioria ainda sem identificação. Tanhuato também é vizinha de Yurécuaro, onde o candidato a prefeito Enrique Hernández foi assassinado em pleno comício.

O Gabinete de Segurança do México anunciou que determinou a mobilização de membros do Exército e da Marinha à região para restabelecer a segurança. O Governo mexicano ainda não informou sobre qualquer relato oficial a respeito dos fatos ocorridos na sexta-feira (22).

da Redação Ler comentários e comentar