Dilma e PT não conseguem falar a mesma língua

O governo já trata o suposto plano para 2016 como Novo PAC

Ler na área do assinante

No palco da política brasileira, atrás das cortinas, não cessam as articulações dos atores da peça de horror escrita, dirigida e protagonizada pelo partido do governo de turno.

O Partido dos Trabalhadores, insistente, não dá sinais de disposição de mudar o roteiro que espantado o público das bilheterias do teatro chamado Brasil.

A presidente, como sabido, é mulher de convicções fortes e não verga facilmente aos apelos e conselhos de Lula nem, tampouco, as críticas ácidas de Rui Falcão.

O governo tem feito grande esforço para aparecer no controle da situação, mas os fatos desmentem a sua atuação amadora e escancara que a peça não tem script provocando a saída dos poucos expectadores que ainda ocupavam algum lugar na plateia.

Ontem (06), o Ministro-chefe da Casa Civil Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que o governo federal não tem “coelho na cartola” para solucionar a crise econômica neste ano.

Disse ainda: “Acho que tem uma expectativa de muita gente da política e de vocês da imprensa, que na minha opinião não será correspondida. Ficam perguntando quando sairá a grande notícia. Nós não estamos mais em tempo de pacotes, apesar de isso não estar a meus cuidados, e sim muito mais do Nelson (Barbosa) e do Waldir (Simão), da Fazenda e do Planejamento. É evidente que a Casa Civil participa, mas acho que não tem nada bombástico. Na verdade a gente tem consciência de que as coisas vão ser passo a passo, retomando a confiança do empresariado interna e externamente e recuperando a esperança das pessoas em mais empregos paulatinamente. Não tem coelho na cartola. A gente vai continuar buscando o equilíbrio macroeconômico e fiscal e abrindo trilhas para a retomada do crescimento.”

Chama a atenção o fato de que as palavras do ministro não se ajustam às afirmações mais recentes de que o Planalto estaria planejando o Novo PAC a ser apresentado ainda antes do final deste mês. O plano consistiria num pacote de medidas e propostas que ajudem a retomar o crescimento e animar a economia, sem abandonar o reajuste fiscal.

De outro lado, na terça-feira, o ex-presidente Lula reuniu-se com Dilma para a costumeira sessão de aconselhamento. Para Lula, Dilma tem de “vender o peixe” de seu governo enquanto a oposição hiberna no recesso. Para ele, o perigo do impeachment é passado, mas alertou: “está morto, mas não enterrado”.

Acompanhado do presidente nacional do partido, Rui Falcão, Lula advertiu a presidente de que ela deve viajar mais e falar ainda mais de todas as conquistas dos governos petistas, levando esperança ao povo de dias melhores no intuito de reconquistar a confiança dos eleitores que vão se afastando da sigla, especialmente, nas regiões onde o PT tinha garantida vitória em eleições passadas. O recado construído por Lula, do qual Dilma deve ser a mensageira é convencer a população de (o governo) precisa de um voto de confiança “por ter o que entregar”.

Para isso, Lula incentiva a presidente a dar entrevistas a todos os meios de comunicação dos lugares por onde passar levando a mensagem de otimismo e boas novas.

A principal preocupação do ex-presidente é reunificar a base aliada no Congresso o mais rápido possível a fim de exorcizar definitivamente o espectro do impeachment.

Segundo fontes próximas ao Planalto, a presidente não acredita numa guinada à esquerda nos rumos da economia e acha que “é possível fazer inflexões, sem nenhum cavalo de pau”.

A resistência de Dilma aos assédios de Lula e Rui Falcão não é novidade, mesmo assim, ambos cobraram da presidente o “anúncio de medidas concretas” (?) para injetar ânimo na população.

É de se perguntar: quais seriam essas medidas concretas? Coelho de cartola certamente não é.

JM Almeida

                                           https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Foto de JM Almeida

JM Almeida

João Maurino de Almeida Filho. Bacharel em Ciências Econômicas e Ciências Jurídicas. 

Ler comentários e comentar

Mais de JM Almeida