desktop_cabecalho

Ambição por Hollywood foi determinante para a prisão de ‘El Chapo’

Ler na área do assinante

A pretensão e a vaidade de ter sua vida retratada por ‘Hollywood’ foi preponderante para que as forças federais mexicanas conseguissem capturar Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán,  o maior traficante da atualidade.

‘El Chapo’ já havia, inclusive, mantido contato com o ator americano Sean Penn, meses antes da captura.

Em um artigo publicado neste sábado (9) na revista Rolling Stone, de autoria de Penn, o ator descreve as medidas complicadas que ele tomou para encontrar o traficante. Eles discutiram temas que vão desde o tráfico de drogas e a política do Oriente Médio.

O encontro de El Chapo com Penn ajudou as autoridades a localizarem o paradeiro do traficante.

‘El Chapo’ agora vai enfrentar um processo de extradição para os Estados Unidos, onde é acusado por narcotráfico em seis estados.

O prazo para que os advogados do traficante possam argumentar para evitar a extradição pode, inclusive, ser ampliado, mas a promotoria adiantou que ‘apresentará elementos para combater’ qualquer estratégia da defesa.

O líder criminoso fugiu em julho da prisão de segurança máxima Altiplano por meio de um túnel de 1,5 km de extensão, num caso que ganhou destaque na imprensa mundial.

Pouco antes de fugir, ele estava em uma cela solitária e a câmera de segurança registrou como ele foi até a área do chuveiro, voltou para a cama, calçou os sapatos, voltou para o chuveiro e sumiu. Mesmo sendo monitorado, sua ausência só foi percebida 18 minutos depois.

El Chapo entrou em um túnel cavado bem embaixo de sua cela que dava em uma casa em reforma nas redondezas do presídio de segurança máxima, próximo à Cidade do México.

da Redação

                                                                  https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar