A mídia nacional confirma: Dilma convidou Lula para integrar o seu governo

A Casa Civil poderá ser a última trincheira do ex-presidente

11/03/2016 às 12:34 Ler na área do assinante

O burburinho que já dominava os jornais da noite desta quinta-feira (10) era de que o Partido dos Trabalhadores vinha insistindo com Luiz Inácio Lula da Silva que aceitasse uma pasta ministerial no governo de Dilma. Duas são as razões ventiladas que justificavam a ida de Lula para o Planalto dos Ministérios. A primeira era a de que Lula é o único líder político capaz de unificar o partido, seus aliados e a sociedade em torno de um novo horizonte de esperanças, reagrupando as bases governistas para recolocar o governo nos trilhos. A segunda seria uma estratégia para proteger Lula das investidas do Ministério Público e do Judiciário, posto que, como Ministro o ex-presidente assegura o foro privilegiado por prerrogativa de função somente podendo ser julgado e processado pelo Supremo Tribunal Federal.

Seja pela primeira seja pela segunda razão o que se revela é a falência de Dilma Rousseff como governante maior do país.

Há quem já vinha afirmando que Dilma não chegaria ao final deste ano no posto. Hoje esse exército certamente engrossou. Leio que Jorge Picciani prevê queda de Dilma em três meses. Jorge é pai de Leonardo. Jorge é Presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Leonardo é líder da base do governo na Câmara Federal. Jorge agiu nos bastidores políticos para Leonardo garantir a vitória no Legislativo Federal para defender os interesses de Dilma. Jorge, político experiente, só agora vê o desastre que é exclusivo da Presidente? Quem atende melhor aos seus interesses, Dilma ou Lula?

Ora, mas Lula será apenas Ministro! Pergunto: alguém acha que Dilma sobrevive naturalmente tendo Lula dentro do governo seja lá em que pasta for? Qual dos dois tem maior cacife político? A qual deles o Partido dos Trabalhadores prestará reverência?

Posso estar enganado, mas acredito que Dilma está nos estertores de seu poder, ainda que permaneça até o final de seu mandato.

Não sei se aceitará o convite, mas com Lula Ministro ninguém ganha; nem a situação nem a oposição, e pior, quem mais perde é o Brasil. 

JM Almeida

                                                  https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online.

JM Almeida

João Maurino de Almeida Filho. Bacharel em Ciências Econômicas e Ciências Jurídicas.