desktop_cabecalho

O caráter humano e a desfaçatez política

Ler na área do assinante

Não há como a gente dimensionar a profundidade, a extensão, a largura, a altura, o tamanho da crise brasileira. 

Estamos mergulhados em um poço fétido, imundo, de personagens que apenas vindicam para si uma identidade esculpida em um cenário marcado por posturas e atos ultrajantes, desmoralizadores, que ofendem a todos nós. 

Na verdade, diria, que se eles estão no poder, a culpa é de todos nós, que escolhemos e decidimos de forma clara, que eles deveriam gerenciar o país, e o que eles estão construindo, formando, é uma realidade que nos envergonha, em teias de propinas, caixa 2, peculato, formação de quadrilha, extorsão. 

A face da nação, se mostra suja, lamacenta, não há sustentação na fala, no discurso, muito mais nas atitudes destes personagens, que sabotam o país, que extorquem o dinheiro de nossa gente, que se "aninham" a grupos e interesses escusos, e que em nada são merecedores da nossa credibilidade e apoio. 

Sinto dizer, mas, não creio neles, afinal, suas atitudes, revelam o lado obscuro, abjeto, vil do ser humano, querendo levar vantagem em tudo, omitindo a verdade, usurpando os cofres públicos, e mentindo a todos nós. 

O problema que nos preocupa, é o "continuísmo" destas práticas que somente trazem à nação, a compreensão clara de que o rosto da corrupção passa por todos eles, afinal não há motivos para acreditar que este governo, seja modelo a ser seguido.

Diria até, que a questão que se levanta, não esta apenas no foco destes nomes, mas nas suas ações que revelam o lado obscuro do ser humano, que engana, mente, ultraja, ofende, escamoteia a realidade, enfim, receio afirmar que estes rostos, tão conhecidos, não apresentam condições sustentáveis de credibilidade, apoio, confiança, todos, igualmente, estão marcados por práticas avessas ao decoro, a moral da nação, certamente, mesmo que escondam de todos nós, as provas, os indícios de sua práticas nefastas, eu creio que a verdade surgirá, e isto não é questão meramente ideológica, mas de caráter. 

O que seria o caráter humano? O caráter é constituído por um agregado de elementos afetivos aos quais se sobrepõem, mesclando-se muito pouco a eles, alguns elementos intelectuais.

São sempre os primeiros que dão ao indivíduo a sua verdadeira personalidade. Sendo numerosos os elementos afetivos, a sua associação formará variados elementos: ativos, contemplativos apáticos, sensitivos, etc. Cada um deles atuará diferentemente sob a ação dos mesmos excitantes. (Gustave Le Bon, in "As Opiniões e as Crenças").

Defende Cleantes a opinião de que em nada nos interessam as ideias dos homens e que acima de tudo devemos pôr o seu carácter, a honestidade e a firmeza, a independência e a lisura do seu procedimento...

Ter caráter firme é ter ampla e sólida experiência dos desenganos e desgraças da vida. “O nosso caráter é o resultado do nosso procedimento". (Aristóteles). “É precisamente nas coisas pequeninas que o homem revela o seu caráter”. (Arthur Schopenhauer)

O que faz o homem de caráter é a aliança de convicções fortes e vontade firme. Logo, preparar-nos-emos para tornar-nos "um caráter" adquirindo bons princípios de ação e uma vontade enérgica, mas, neste caso, formar um caráter não constituirá, propriamente, uma tarefa especial: é o próprio conjunto da educação, formação intelectual e formação moral, que deverá contribuir para isto, e esta não estará verdadeiramente terminada senão quando se estiver bem armado de princípios sólidos e de energia lúcida para afrontar corajosamente as lutas da vida.

Algumas vezes, não há como mensurar o íntimo humano diante de atos que algumas vezes contrariam a racionalidade e a sensatez.

Edmund Burke afirmou: "Basta que os homens bons não façam nada para que o mal triunfe".

C.S. Lewis disse: "Temos a tendência de pensar, mas não de agir. Temos a tendência de sentir, mas não de agir. Se continuarmos a pensar e a sentir sem agir, logo seremos incapazes de agir".

Não é aquilo que você irá fazer, mas sim aquilo que você está fazendo que realmente poderá fazer uma enorme diferença. Nós não sabemos quem somos, até que possamos ver o que somos capazes de fazer.

O que realmente deve ser importante é a formação de nosso caráter, ponto realmente importante para a reputação boa ou má que vamos ter. (Marcial Salaverry) As ações de cada homem são o pincel do seu caráter.

“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” (Martin Luther King).

Pio Barbosa Neto

Professor, escritor, poeta, roteirista

Foto de Pio Barbosa Neto

Pio Barbosa Neto

Articulista. Consultor legislativo da Assembleia Legislativa do Ceará

Ler comentários e comentar