desktop_cabecalho

Emissão de vistos de brasileiros para os EUA bateu recorde em 2014

Somente no ano passado, 1,075 milhão de autorizações foram liberadas.

Ler na área do assinante

O número de vistos emitidos pela embaixada americana para ingresso de brasileiros nos Estados Unidos bateu novo recorde em 2014.

Somente no ano passado, 1,075 milhão de autorizações foram liberadas.

O número ultrapassou o pico registrado em 2012, quando 1,039 milhão de brasileiros tiveram permissão para visitar ou trabalhar nos EUA.

De acordo com dados divulgados pela embaixada americana, esse ritmo de emissões vinha crescendo desde 2005. A exceção foi em 2013, quando houve uma pequena redução no número de liberações.

No caso de renovação do documento, os turistas brasileiros são dispensados de passar por nova entrevista na Seção Consular, o que acelera o processo. Basta apresentar a documentação solicitada no CASV  para tirar foto e fazer registro das digitais.

Os formulários, em inglês, ainda dificultam o acesso para brasileiros que não dominam o idioma, mas já surgiram empresas especializadas em assessorar o preenchimento das fichas.

Um estudo realizado pela organização Partnership for a New American Economy, afirma que o Brasil poderá estimular o aumento do turismo mundial, em caso de uma eventual aprovação pelos Estados Unidos da isenção de visto para brasileiros.

A participação do Brasil no programa de isenção de vistos dos Estados Unidos pode representar R$ 14,8 bilhões (US$ 5,571 bilhões) em receitas adicionais derivadas do turismo entre 2015 e 2019.

“O Brasil, com uma população de 200 milhões e uma taxa de crescimento do PIB per capita relativamente alta, tem possibilidades de se transformar na maior fonte de crescimento em turismo internacional desses países no período 2015-2019?, destacou o estudo.

“Em uma era onde a União Europeia permite a visita de turistas de 26 países europeus — e de quase toda América e Austrália — sem um visto, nossas políticas obrigam viajantes de países amigos, como o Brasil, a viajar milhares de milhas para fazer uma entrevista pessoal necessária para obter um visto de turista”, comentou o estudo.

da Redação Ler comentários e comentar