desktop_cabecalho

Cauby, a voz, o mito, o talento e a saudade

Ler na área do assinante

O anúncio da morte de Cauby Peixoto, nos deixa órfãos de uma voz linda, de um talento maior que deu ao país, a magia de sua presença.

Sua trajetória musical, nunca será esquecida, talvez porque nestes tempos em que, vivenciamos o ocaso de tantas realidades, especialmente, a falta de maiores nomes e talentos, ele emerge como alguém que decididamente, compôs, construiu com sua voz marcante o cenário musical brasileiro. 

Longe dos "guetos" formados por nomes famosos, ele se destacava acima do orgulho e prepotência de alguns astros da música, talvez por que, nele residia a grandeza de um nome que jamais se curvou a mediocridade até mesmo de tantos, que, sem talento algum, eram assuntos à popularidade sem, contudo, ter raiz, origem e presença.

Algumas vezes, parei para ouvi-lo cantar em programas de televisão, e o que mais surpreendia era a forma livre, sensível, natural de ele cantar, com um poder vocal que contagiava a todos, mediante interpretações que marcaram o cenário de tantas tardes de domingo.

Certamente, é difícil separar a imagem que se tem do cantor Cauby Peixoto do que ele realmente é. 

A verdade é que em 85 anos de vida e 65 de carreira, as várias ideias formuladas sobre ele muitas vezes encobriram o conceito sobre o talento de sua voz e a sofisticação na seleção do repertório.

Em entrevista exclusiva ao Diário, o cantor fez confissões, mostrando onde o mito acaba e se torna um ser humano.

Ele iniciou sua carreira na década de 1950. Gravou seu primeiro disco em 1951, mas começou mesmo a chamar a atenção quando conheceu Edson Collaço Veras, o Di Veras, em 1954. 

O empresário, que faleceu em 2005, foi responsável pelo marketing da carreira do cantor e inventou noivados e histórias que fizessem com que ele não saísse das páginas dos jornais, além de bolar os trajes, o repertório e maneira de Cauby agir perante o público.

De acordo com o site oficial do cantor, foram 49 álbuns lançados e dezenas de sucessos, entre originais e reinterpretações, como “Conceição”, “Blue Gardênia”, "A pérola e o rubi”, “Tarde fria", "Lábios que eu beijei", “Solidão”, “A noiva”, “Molambo”, “É tão sublime o amor”, "Bastidores", de Chico Buarque, e "New York, New York”, famosa na voz de Frank Sinatra.

Cauby também conquistou fama internacional. Em 1959 chegou a ser chamado de ‘Elvis Presley brasileiro’ pela revista “Time” e gravou um álbum em inglês, com nome artístico de Ron Coby. Sua música “Blue gardênia" foi tema do filme de Hollywood de igual título, que lhe abriu as portas para o estrelato. Ele também ficou conhecido na Itália, onde venceu, em 1970, o Festival de San Remo com a canção "Zíngara".

Em 1964, abriu a famosa boate Drink, no Leme, em Copacabana, ao lado dos irmãos Moacyr, pianista, Arakén, trompetista e Andyara, cantora, apresentando-se em seu palco por quatro anos.

Sua grande parceira de palco foi sua amiga Ângela Maria, com quem gravou três discos, “Ângela e Cauby”, “Ângela e Cauby ao vivo", e “Reencontro”

Ao completar 80 anos de vida e 60 de carreira, Cauby lançou seu último trabalho: um box comemorativo intitulado "Cauby, o Mito" com 3 CD's, sendo um com músicas dos Beatles ("Caubeatles") o segundo em conjunto com o violonista Ronaldo Rayol ("A Voz do Violão"” e o terceiro, “Cauby ao Vivo – 60 anos de música", com registros de show captado nos dias 9 e 10 de abril/2011 ao lado de convidados como Ângela Maria, Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, Emílio Santiago, Agnaldo Timóteo e Vânia Bastos. 

Sem dúvidas, a música popular brasileira, esta de luto, pela morte de um ícone da voz, que nos deixou, mas, que, será sempre, lembrado no coração de todos nós, como uma presença eterna que nunca se apagará. 

Fica aqui, uma frase que define melhor Cauby Peixoto: “Cantar é a minha vida, é a única coisa que me traz satisfação”. Talvez, seja esta a sua melhor definição, de uma existência toda consagrada ao palco, ao desejo de cantar e nos fazer felizes.

Acho que os palcos do Brasil estão vazios de talentos assim, de nomes que transcendem as multidões, afinal, ninguém será igual a Cauby, jamais!

Pio Barbosa Neto

Professor, escritor, poeta, roteirista

(Fonte: ego. globo.com)

Foto de Pio Barbosa Neto

Pio Barbosa Neto

Articulista. Consultor legislativo da Assembleia Legislativa do Ceará

Ler comentários e comentar