Grupo de cientistas clama pelo adiamento ou transferência das Olimpíadas do Rio

Ler na área do assinante

Um grupo de 125 renomados cientistas, de diversos países do mundo, formalizou um documento encaminhado para a OMS (Organização Mundial de Saúde) onde alertam para a necessidade da transferência ou adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em razão do surto do Zika vírus.

Os cientistas enumeram como razões para a medida extrema o fracasso verificado no programa de erradicação do mosquito no Brasil e a fragilidade de nosso sistema de saúde.

Eles apontam ainda que, diante das descobertas recentes relacionadas ao ‘Zika’, torna-se ‘antiética’ a manutenção dos Jogos no Rio.

A tese defendida pelos cientistas é ainda reforçada pelo momento de absoluta instabilidade política e econômica pela qual passa o país, que tornam o problema do Zika ‘impossível de resolver com a aproximação dos jogos’

"Um risco desnecessário é colocado quando 500 mil turistas estrangeiros de todos os países acompanham os Jogos, potencialmente adquirem o vírus e voltam para a casa, podendo torna-lo endêmico", enfatiza o texto.

O documento é assinado por cientistas, médicos e especialistas em ética médica de instituições como as universidades de Oxford, no Reino Unido, Harvard e Yale, ambas nos Estados Unidos.

A OMS ainda se manifestou.

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar