desktop_cabecalho

Corrupção: a mãe de todos os males

Ler na área do assinante

Estamos vivendo uma sociedade chafurdada num mar de lama, desde os mais altos escalões da República até os mais distantes grotões do país. A palavra corrupção, curiosamente, pode ter vários significados como decomposição, putrefação, devassidão, depravação, perversão, suborno, entre outros. Apesar do seu significado amplo e que atinge todos os segmentos da sociedade, ela é mais lembrada como o mal uso do dinheiro público. Parece que esta vertente da roubalheira é a que mais atinge e incomoda a todos.

A corrupção é uma perversa mãe que acompanha a humanidade por todos os tempos, tendo, portanto, início, meio, mas não fim. Basta ver um livro de história e viajar no tempo para encontrar sociedades, impérios, governos que se afundaram num mar de desmandos e corrupção. 

No Brasil colonial, na capitania de Mato Grosso, quando a sua sede foi instalada às margens do rio Guaporé, houve um tipo de doença que doía e incomodava muito, denominada “corrupção”. O mal provocava febres e uma infecção no ânus, atingindo pobres ou ricos, indistintamente. Quem quiser saber mais pode consultar os primeiros documentos sobre a história de Vila Bela, primeira capital de Mato Grosso no século XVIII. O procedimento de cura era mais tenebroso que a própria doença. De forma primitiva, era introduzido, naquele lugar desagradável onde o foco infeccioso se instalava, um chumaço de algodão molhado em óleo e pólvora, sendo este um tratamento descrito e aplicado em um certo capitão-general (governador na época). Consta que ele foi curado, a despeito da humilhação e da duvidosa eficiência da profilaxia adotada na época.

Agora, com a velocidade dos meios de comunicação e a globalização das informações parece que a corrupção está cada vez mais próxima de nós. Não é mais a doença colonial, mas é uma gravíssima contaminação, uma chaga social sem cura. Assim, sabe-se que em todas as partes do mundo pipocam atos de corrupção que indignam e provocam manifestações de repúdio. Do outro lado do mundo, por exemplo, um líder popular indiano fez uma campanha de moralização e combate à corrupção, exigindo uma legislação mais rigorosa, com a única arma de que dispunha – a greve de fome.

No Brasil, a coisa não é diferente e a corrupção está disseminada em todos os setores e categorias sociais. É claro que não é algo novo e é recorrente desde remotas eras. No entanto, nos tempos atuais, a corrupção é prática descarada e demonstra que a sociedade brasileira está gravemente doente e sem uma profilaxia a curto prazo. Falta legislação moderna, atualizada e mais rigorosa que proteja a gente de bem que, sem dúvida, é a maioria da população. Mas a podridão é o que se sobressai. Apesar disso, creio que a atuação da imprensa ameniza um pouco esses lamentáveis episódios, denunciando-os e, às vezes, obrigando o governo a tomar algumas providências.

Os campo-grandenses ficaram assustados certa feita com a divulgação de um “clube da bulinagem”, onde crianças a partir de 10 anos fugiam da escola e frequentavam festinhas comandadas por um jovem de 16 anos (já um cafajeste), faziam sexo e consumiam drogas. É mais um caso horroroso de corrupção de menores. E o que fazer diante desse descalabro? A legislação não permite uma ação mais efetiva em se tratando de menores e não há como coibir a desagregação familiar.

O mesmo aconteceu em São Paulo, onde um grupo de crianças na mesma faixa etária, movido pelo cheiro de solvente (cola de sapateiro), depredou uma sala do Conselho Tutelar e duas delegacias. E qual a solução? Nenhuma, por enquanto, a não ser chamar as mães responsáveis e aplicar uma punição inócua e temporária. Até o comerciante desonesto (um traficante, na verdade) que vendeu o solvente às crianças vai se beneficiar com a impunidade.

Nestes dias ocorreu um trágico episódio de duas crianças que assaltaram um condomínio e fugiram dirigindo um carro de luxo. Ao serem perseguidos pela polícia, um dos meninos de 10 anos foi morto a tiros. E uma polêmica já está estabelecida na imprensa sobre o caso: o menino estaria armado e teria atirado nos policiais? O que é correto num caso como este?

Um amigo, policial, confidenciou-me que está impossível combater a bandidagem de menores ou de adultos, não por medo ou desrespeito à sua corporação, mas por receio de ser punido pela atual legislação. Num combate com infratores, se um destes sair ferido, é o policial quem fica desprotegido. Se usar arma de fogo, o policial corre o risco de ser punido, preso, perde o seu salário, a aposentadoria e deixa a sua família desamparada. Será que não é hora de repensar tudo isso?

Sei que muita gente não gosta de ouvir umas verdades, mas a omissão à corrupção em todos os seus níveis acelerou-se muito nos últimos anos e nos últimos governos. Refiro-me aos políticos, legisladores, magistrados e também a sociedade que fecha os olhos para o mal e só grita quando é diretamente atingida pelo prejuízo. Há, entretanto, a honrosa exceção da operação Lava Jato.

A corrupção é doença que afeta tudo, é altamente contagiosa e também enfraquece o poder da maioria na democracia, levando o cidadão à desesperança ou a aceitar e agir como os corruptos, quando há oportunidade.

Se isso não acabar, onde é que vamos viver?

Valmir Batista Corrêa

Foto de Valmir Batista Corrêa

Valmir Batista Corrêa

É professor titular aposentado de História do Brasil da UFMS, com mestrado e doutorado pela USP. Pesquisador de História Regional, tem uma vasta produção historiográfica. É sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de MT, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de MS e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Ler comentários e comentar