desktop_cabecalho

Governo vai priorizar alguns cursos em novos contratos do Fies

Cursos de engenharia e saúde terão prioridade em novos contratos do Fies

Ler na área do assinante

O governo Dilma Rousseff (PT) decidiu abrir uma nova chamada no segundo semestre para as inscrições do Fies, programa de financiamento estudantil que sofreu restrições orçamentárias este ano.

A informação foi dada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, após meses de indefinição sobre a reabertura do crédito aos estudantes.

“Nós já resolvemos isso: a chamada para novas vagas será feita em breve, no segundo semestre”, disse ele sem detalhar, porém, a quantidade de vagas e verbas.

Janine Ribeiro confirmou que serão firmados novos contratos e detalhou mudanças nos critérios de seleção.

Segundo ele, a renda familiar mensal máxima dos participantes, que hoje é de até 20 salários mínimos, será menor - não detalhou quanto.

Além disso, serão priorizadas três áreas (formação de professores, engenharia e saúde), vagas nas regiões Norte e Nordeste e os cursos que têm nota mais elevada nos critérios federais de avaliação.

Na primeira chamada do Fies, foram firmados 252 mil novos contratos de financiamento estudantil. O número equivale a um terço dos 732 mil novos contratos feitos nas duas chamadas de 2014.

O governo, pelas regras do Fies, repassa às faculdades parte (ao menos metade) ou a totalidade das mensalidades dos alunos beneficiados - que restituem os cofres públicos após formados, em dívida reajustada com juros abaixo dos de mercado.

da Redação Ler comentários e comentar