desktop_cabecalho

Políticos traçam estratégia para barrar de vez a fúria da Lava Jato

Ler na área do assinante

Não há outra saída para os pilantras de colarinho-branco que dominam o cenário político nacional há décadas: ou eles encontram uma forma de barrar a fúria da Operação Lava Jato e de seus afluentes, ou vão todos amargar alguns anos no xilindró. As sucessivas operações da Polícia Federal (PF), da Justiça Federal e do Ministério Público Federal (MPF) nas duas últimas semanas foram decisivas.

Nos bastidores, atuando às sombras, os principais partidos políticos — incluindo setores expressivos e majoritários do PT, PMDB e PSDB — estão apoiando a iniciativa dos senadores Romero Jucá e Renan Calheiros de desengavetar, ampliar e dar urgência à aprovação do Projeto de Lei que trata do suposto ‘Abuso de Autoridade’.

A ideia é enquadrar delegados, agentes da PF, promotores, juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores. Especialistas ouvidos são categóricos sobre tal excrescência: se já estivesse em vigor, essa Lei teria impedido as principais ações da Operação Lava Jato e o Brasil continuaria atolado no lamaçal de corrupção e impunidade.

A denúncia ganhou tamanho destaque que mereceu matéria na edição da última quinta-feira, 30 de junho, no Jornal Nacional, da Rede Globo. Assista → Clique aqui

Vale destacar que a nauseabunda articulação no Senado Federal tem tanta envergadura que é capaz de unir, em apoio neste caso específico e por premente interesse, o presidente em exercício Michel Temer, a presidente-afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio da Silva, vulgo ‘Lula’. Há até a conivência de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Todos querem a mesma coisa: ‘estancar a sangria’, ou seja, o fim da Lava Jato.

Não por acaso, e em absoluto sigilo, Temer enviou à 'República de Curitiba' seu assecla Alexandre Moraes, titular do Ministério da Justiça e Cidadania. A missão era clara: sondar a equipe da força-tarefa da Operação Lava Jato sobre o que pode vir nos próximos meses.

De acordo com o colunista Ricardo Noblat,  de 'O Globo', o ministro da Justiça ‘voltou com a informação de que, no momento, a Lava Jato investiga cerca de 500 políticos, entre eles ex-governadores, governadores, ex-senadores e senadores, deputados estaduais e federais’. Confira a nota exclusiva do Blog do Noblat - O GLobo → (veja aqui)

Noutras palavras, ou o povo brasileiro começa uma reação imediata, ou essa cambada de pilantras de colarinho-branco conseguirá escapar, como sempre aconteceu na história do Brasil. É preciso reagir!

P.S.: A propósito, não dá para esperar as manifestações de 31 de julho. A estratégia de Renan e Jucá é colocar o Projeto de Lei em votação até o dia 18 de julho. A hora é agora!

‪#‎PilantrasnaCadeiaJÁ!

Helder Caldeira.

www.ipolitica.com.br 

da Redação Ler comentários e comentar