desktop_cabecalho

Lula já é formalmente réu em processo-crime

Ler na área do assinante

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais cinco pessoas tiveram a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal recebidas pela Justiça nesta quinta-feira (28).

Assim sendo, o grupo já está oficialmente sendo processado criminalmente e portanto, tanto Lula, como os demais, já são considerados réus.

O processo irá julgar a prática delituosa da ‘organização criminosa’, numa trama para comprar a delação premiada de Nestor Cerveró.

É o primeiro processo em que Lula é formalmente ´réu’.

Inúmeros outros inquéritos tramitam na ‘República de Curitiba’, onde quem vai decidir é o juiz Sérgio Moro.

Em Brasília, a decisão coube ao juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal, que também recebeu a acusação contra o pecuarista José Carlos Bumlai, seu filho, Maurício Bumlai, o banqueiro André Santos Esteves, Diogo Ferreira Rodriguez, ex-assessor de Delcídio e o advogado Edson Siqueira Ribeiro Filho.

Lula, José Carlos Bumlai e Maurício Bumlai são acusados de embaraço à investigação (pena de 3 a 8 anos). Delcídio, Diogo e Edson são acusados de obstrução e exploração de prestigio (pena de 1 a 5 anos) e patrocínio infiel (6 meses a 3 anos). Esteves foi acusado de embaraço e exploração de prestígio.

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar