desktop_cabecalho

Lula dá bronca em parlamentares do PT em pleno Congresso do partido

O es-presidente está inconformado com a convocação de Paulo Okamotto pela CPI da Petrobrás

Ler na área do assinante

O ex-presidente Lula está indignado com a convocação de Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, pela CPI da Petrobras.

Okamotto, braço direito de Lula na entidade, será chamado para explicar as doações de R$ 3 milhões feitas ao Instituto Lula pela empreiteira Camargo Corrêa, investigada no esquema de corrupção da Petrobras.

Lula aproveitou o 5º Congresso do PT, em Salvador, para dar uma bronca nos parlamentares e demais representantes da cúpula do partido. Ele reclamou da falta de articulação da bancada que permitiu a convocação de Okamotto.

Segundo participantes, Lula afirmou que o Instituto FHC, vinculado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também recebeu recursos da empreiteira. "Como vocês deixam convocar o Okamotto? Por que não convocam o iFHC?", disse.

Ainda segundo participantes, Lula cobrou uma atuação mais aguerrida da bancada em defesa do PT.

Okamotto, por sua vez, lamentou a convocação e estranhou a coincidência da divulgação da doação da Camargo Corrêa, às vésperas do 5º Congresso do PT.

"Você faz luta política e tenta potencializar. Toda vez que tem evento importante do PT há algum tipo de movimentação em algum lugar para tentar desqualificar o partido, isso é uma coisa notória. Sempre acontece alguma coisa na véspera das coisas do partido'', disse Okamotto.

O presidente do Instituto Lula disse que não é 'novidade' que Lula cobre por palestras.

"Se for para explicar as doações das empresas, já é público e notório que Lula faz palestras para ramo de construção, bancos, alimentos, indústria de bebidas. Quando são palestras de caráter empresarial, elas costumam ser cobradas, tem cachê. Tem contrato e é tudo contabilizado."

Para Okamotto, há uma ''luta política'' para desgastar Lula e o PT.

"Lula é do PT, é uma operação para atingir todo mundo que é do PT. Tudo que se faz, que se tenta destruir tem o objetivo de pegar o PT e os petistas todos.''

A votação da convocação de Okamotto ocorreu sob protestos do relator Luiz Sérgio (PT-RJ) e dos parlamentares petistas, que acusaram Hugo Motta, presidente da CPI, de motivar a pauta por causa da abertura do congresso PT, em Salvador.

A sessão foi tensa, teve bate-bocas entre o presidente e parlamentares do PT, que tentaram adiar a votação. 

da Redação Ler comentários e comentar