Humilhação do Brasil na Venezuela teve participação de embaixador brasileiro

Se confirmada a participação efetiva do embaixador brasileiro, fica evidenciado que ele agiu com o conhecimento do governo brasileiro

Ler na área do assinante

Fracassou a missão dos senadores brasileiros que voaram para a Venezuela nesta quinta-feira. Eles simplesmente não conseguiram visitar o presídio onde está detido o oposicionista venezuelano Leopoldo Lópes. Também não lograram conversar com outro adversário do regime bolivariano de Nicolás Maduro, o prefeito da área metropolitana de Caracas, Antonio Ledezma, mantido em prisão domiciliar. 

De acordo com relatos de Aécio Neves, Ronaldo Caiado e Aloysio Nunes no Twitter e no Facebook, o grupo de senadores brasileiros foi "sitiado" no território venezuelano.

Foram à Venezuela oito senadores: os tucanos Aécio Neves (MG), Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Cássio Cunha Lima (PB); José Agripino (RN) e Ronaldo Caiado (GO), ambos do DEM; Ricardo Ferraço (PMDB-ES); José Medeiros (PPS-MT) e Sérgio Petecão (PSC-AC). 

Após desembarcar, dentro de um micro-ônibus, foram impedidos de prosseguir por uma manifestação hostil de militantes chavistas.

O senador Aloysio Nunes informou que a comitiva tentou, sem sucesso, sair do aeroporto. "Ficamos por quase meia hora tentando sair das cercanias do aeroporto, mas fomos impedidos. Ouvimos duas justificativas esfarrapadas. A primeira foi a de que o impedimento se deu por causa do transporte de um prisioneiro vindo da Colômbia. A segunda foi um acidente", postou.

A comissão voltou ao Brasil no início da madrugada desta sexta-feira (19). A comitiva desembarcou na Base Aérea de Brasília pouco depois de meia-noite.

O Ministério das Relações Exteriores disse que o governo brasileiro lamenta os "incidentes" que frustaram a visita de senadores brasileiros a opositores presos do regime do presidente Nicolás Maduro. No texto, a pasta diz também que são "inaceitáveis" atos hostis praticados contra eles por manifestantes.

Após desembarcar em Brasília, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), afirmou que o ocorrido na Venezuela é "inadmissível" e disse que a oposição irá exigir uma posição "dura" do governo brasileiro. "Nós vamos, do ponto de vista político, congressualmente fazer as retaliações necessárias", complementou.

Ao ser questionado sobre possíveis medidas que o governo brasileiro poderia tomar, Aécio disse esperar que "no mínimo" o embaixador do Brasil na Venezuela seja chamado de volta ao país para dar explicações. "Para saber o que houve, quem orquestrou isso, quais foram os objetivos. [...] Se alguma dúvida existir em relação à escalada autoritária na Venezuela, nós voltamos de lá sem dúvida alguma: Venezuela precisa da atenção de todas as democracias do mundo", disse o tucano.

Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), disse que a presidente Dilma deve "tirar as consequências" do episódio e reagir "duramente" a uma "clara provocação" do governo venezuelano.

"É preciso que a presidente da República, que é quem conduz a política externa brasileira, tire as consequências desse episódio. Está claramente demonstrado que o regime político da Venezuela descumpre os compromissos assumidos pelo Brasil, e pela Venezuela, pelos direitos humanos e pela democracia", ressaltou.

De acordo com a comitiva de senadores, a Comissão de Relações Exteriores irá convocar para depor ao Senado o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o embaixador brasileiro na Venezuela, Rui Pereira. "Simplesmente, a nossa embaixada nos virou as costas", afirmou o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB). Ele se referiu ao fato de o embaixador não ter acompanhado a delegação durante a visita a Venezuela.

Integrante da base aliada, mas crítico ao governo Dilma, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) afirmou que o episódio, denominado por ele de "arapuca", foi orquestrado. Ferraço, inclusive, acusou o embaixador brasileiro de ter participado da "orquestração." "Lamentavelmente eu estou convencido de que esta orquestração participou o embaixador do Brasil na Venezuela, o senhor Rui Pereira. Ele foi parte desta orquestração", acusou.

da Redação Ler comentários e comentar