João Henrique de Miranda Sá

Jornalista, escritor e redator autônomo

Confraria Sociartista - A vez e a hora do artista e das artes visuais no MS

A vez e a hora do artista e das artes visuais no MS

A Confraria Sociartista é a entidade representativa atuante no universo das artes visuais, hoje, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. É fruto do anseio por melhores condições de trabalho e união, de um indivíduo talentoso, disposto e dono de personalidade naturalmente fraterna.

Pedro Guilherme à direita e este colunista
Pedro Guilherme à direita e este colunista
Foi num café da manhã, acompanhado de Pedro Guilherme Garcia Góes, numa típica padoca no centro da cidade, entre um pedaço de pão na chapa e um gole de pingado, que eu conheci a história que trago hoje: a da Confraria Sociartista.

Pedro Guilherme, artista plástico que atua há trinta anos de forma intensa na construção do próprio legado, encontra tempo e disposição para criar e coordenar uma entidade que represente os artistas junto ao Estado e à sociedade.

Em trinta anos de carreira, Pedro acumulou – devido à natureza das atividades em que se envolveu – experiência com os trâmites burocráticos que envolvem a criação, rotina, manutenção e expansão de uma entidade desse tipo.

Vivendo na carne as consequências de integrar uma classe desunida e desorganizada, num belo dia, um insight, e Pedro se dá conta de que o cenário das artes visuais em campo grande carece dessa representação. Foi além, vislumbrou uma entidade que não só defendesse os interesses dos artistas, mas que desse voz a eles, por meio do uso da palavra em si; da possibilidade de todos exporem seu trabalho nas ocupações de espaços públicos com atividades de toda a natureza artística, juntos, organizados e simultaneamente, expressando mais que seu talento, mas também anseios, desejos e objetivos.

A primeira ocupação aconteceu no cruzamento da avenida Fernando Correa da Costa com a rua Joaquim Murtinho, no centro de Campo grande; a segunda na Praça das Águas, em frente ao Shopping Campo Grande.

O objeto das ocupações são instalações, pinturas, literatura, dança e história; tudo reunido num mesmo local por algumas horas. Nasceu ali a expressão original da Confraria Sociartista e, de tabela, o conceito do “Sociartismo”, que funde os verbetes social, arte e ativismo. O próprio termo “Sociartista” remete claramente à natureza e à finalidade da Confraria.

A aceitação, tanto por parte da sociedade, quanto dos artistas foi positiva. Hoje, poucos meses passados, a Confraria conta com mais de cinquenta artistas inscritos e atuantes.

Pedro deixou claro, em analogia muito apropriada, que os movimentos, ações e reações desta entidade, sempre se confundirão com a atitude do peixe em época de piracema: a ideia é nadar contra a corrente, no que tange à necessidade de se buscar o que se pretende, mesmo que o cenário seja desfavorável, mesmo que todos corram na direção oposta, pois lugar de reprodução, é a nascente.

Dessa analogia surgiu a “Operação Piracema”, que pretende, com instalações, chamar a atenção da sociedade para o fato de que não precisamos seguir o fluxo absurdo dos fatos e atos mundanos que nos cercam. Que vale a pena sim, ser o diferentão se for pra fazer a coisa do jeito certo.

A Confraria Sociartista veio para agregar valor ao artista e ao seu trabalho. Para representar uma classe até aqui desunida; para oferecer-lhes mecanismo que mantenha o foco na captação de recursos humanos, materiais e financeiros que permitam a realização, não de um sonho, mas de uma necessidade; necessidade do artista de um lado, e da sociedade de outro.

A próxima ocupação ocorrerá na Praça do Peixe, Jardim Vilas Boas, no sábado próximo, 29 de outubro de 2016, a partir das 14h, na qual às 18h serão homenageados a escritora e crítica de arte, Sara Figueiró; e o fotógrafo, Roberto Higa.

Aguardamos vocês todos para uma tarde rica e harmônica junto às cores, sabores e prazeres da arte e da amizade. 

João Henrique de Miranda Sá é jornalista e escritor
67.98126-4663

Mais de João Henrique de Miranda Sá

Comentários

Notícias relacionadas

loading...