desktop_cabecalho

Operação Rei do Gado mira governador de Tocantins

Ler na área do assinante

Para dar cumprimento a 108 mandados no Tocantins, a Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (28) a Operação Rei do Gado, contra corrupção e lavagem de dinheiro.

Um dos alvos é o governador do estado Marcelo Miranda. Estima-se um montante de mais de 200 milhões efetivamente lavados.

Um dos mandados está sendo cumprido na casa do governador. Como a PF encontrou o imóvel fechado, um chaveiro foi chamado para abrir a porta.

A polícia cumpre mandados também na casa do pai e de irmãos do governador.

Informações dão conta que o secretário de infraestrutura, Sérgio Leão, teve a prisão decretada pelo Superior Tribunal da Justiça (STJ).

No total são oito mandados de prisão temporária, 24 de condução coercitiva e 76 de busca e apreensão nas cidades de Palmas e Araguaína (TO), Goiânia (GO), Brasília (DF), Caraguatatuba (SP), e nos municípios de Canãa dos Carajás, Redenção, Santa Maria, São Felix do Xingu, no Pará.

A investigação apontou um esquema de fraudes em contratos de licitações públicas com empresas de parentes e pessoas de confiança do governador.

A ocultação do dinheiro desviado seria feita por meio de transações imobiliárias fraudulentas, contratos de gaveta e manobras fiscais ilegais, como a compra de fazenda e de gado.

Os suspeitos devem responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, peculato, corrupção passiva e fraudes à licitação

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar