desktop_cabecalho

Delator afirma que Beto Richa teve campanha financiada por propina

O Ministério Público (MP-PR) confirmou o teor da delação do auditor

Ler na área do assinante

O auditor fiscal Luiz Antônio de Souza disse, em acordo de delação premiada, que o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), teve a campanha à reeleição financiada por parte da propina arrecadada por auditores da Receita Estadual em Londrina, no esquema de corrupção investigado na Operação Publicano. Segundo ele, R$ 2 milhões foram arrecadados em fevereiro de 2014 para a campanha do tucano. O governador não quis comentar o assunto. Já o PSDB, partido de Richa, negou as acusações.

O pedido da propina para financiar a campanha foi feito por Márcio de Albuquerque Lima, considerado o chefe da quadrilha na Receita Federal.

O dinheiro, segundo Souza, foi entregue por Lima ao empresário Luiz Abi Antoun, parente do governador, acusado de chefiar uma quadrilha que fraudou uma licitação para conserto de carros oficiais do governo do Paraná.

O Ministério Público (MP-PR) confirmou o teor da delação do auditor e afirmou que, agora, os promotores vão aprofundar as investigações com base no depoimento.

Luiz Antônio de Souza está preso desde o dia 13 de janeiro, quando foi flagrado pelo Gaeco em um motel em Londrina com uma adolescente de 15 anos. As investigações destacam ainda que Luiz Antônio de Souza é dono de um patrimônio de R$ 40 milhões registrado em nome de “laranjas”, o que levantou a suspeita de enriquecimento ilícito.

O PSDB afirmou em nota que "refuta de forma veemente as declarações do auditor Luiz Antônio de Souza e informa, ainda, que Luiz Abi Antoun, nunca tratou de arrecadação para a campanha eleitoral".

da Redação Ler comentários e comentar