Pânico ronda a cúpula petista com situação penal de Lula

Ler na área do assinante

Circula fortemente nos bastidores da política nacional a verdadeira inquietação que ronda a cúpula petista com a situação jurídica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Há quem diga que o maior temor de Lula não é a ‘Lava Jato’, mas sim a ‘Zelotes’.

O respeitado e bem informado jornalista Josias de Souza, em artigo publicado no seu Blog neste sábado (17) no portal Uol (veja aqui) afirma que, ‘em privado, correligionários de Lula criticam a tática adotada pela defesa. Avalia-se que a reação é mais política do que técnica. E tem se revelado ineficaz’.

E o próprio Josias adverte que o juiz Vallisney de Souza Oliveira, de Brasília, responsável justamente pela ‘Zelotes’, tem se revelado ‘tão draconiano com Lula’ quanto o Juiz Sérgio Moro.

Em Brasília, não haverá como usar a tese de complô contra Lula.

Assim, sem a tese de ‘complô da força tarefa curitibana’, as acusações de natureza gravíssimas, poderão atingir fatalmente o ex-presidente.

E, de fato, as complicações da Zelotes, que envolvem em ganhos ilícitos já comprovados também o filho de Lula, Luiz Cláudio Lula da Silva, irão desmoronar sobre o petista, enquanto a sua defesa tem apenas se preocupado em afrontar o juiz Moro, ainda assim sem nenhuma eficácia concreta.

Ademais, o temor aumenta na medida em que se aproxima a hora do confronto com o que fatalmente virá com a delação da Odebrecht.

O PT teme perder Lula, pois a avaliação é de que com o rumo que vem sendo delineado, eventual condenação parece iminente e irreversível e, em 2018, Lula, no mínimo, estará inelegível.

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar