desktop_cabecalho

Como o México vai pagar o muro?

Ler na área do assinante

O sucesso de Trump decorre das suas lógicas simplistas, que povoam corações e mentes da maioria das pessoas. 

Está havendo uma invasão de mexicanos pela fronteira? Então erga-se um muro ao longo de toda fronteira. A população aplaude. 

Alguns indagam. Quanto vai custar? Quem vai pagar? "Eu não".

A uma proposta simplista, uma sequência simplista: o México vai pagar. Como? Pela taxação adicional de produtos importados do México. 

Não é o México que exporta, tampouco os EUA que importam.

A maior parte das importações é feita por multinacionais norte-americanas que compram os seus produtos das suas subsidiárias mexicanas. As multinacionais não importam ou exportam, mas simplesmente transferem. Se essa transferência tiver maiores obstáculos ou taxação, elas mudam os locais de transferência. 

Uma eventual taxação adicional sobre produtos montados no México, irá reduzir o movimento comercial e a eventual taxa não gerar os volumes esperados para pagar o muro. Nesse meio tempo, o México, com drástica redução das suas atividades produtivas e da sua receita cambial irá quebrar. Afetando o sistema financeiro norte-americano e mundial.

Se Trump fizer o muro e insistir nas soluções simplistas, o México vai pagar. Não financeiramente, mas com pobreza, violência e vidas. E que um muro físico não vai impedir. 

Jorge Hori

Foto de Jorge Hori

Jorge Hori

Articulista

Ler comentários e comentar