Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Marilyn Monroe - A "loira fatal"

Marilyn Monroe marcou época com uma maquiagem que transbordava sensualidade. A atriz apostava no delineado e batom vermelho para dar ar voluptuoso a suas produções


Marilyn Monroe dizia que "as loiras se divertem mais" e pelo menos em sua época e com a maquiagem, isso podia ser verdade. A estrela, que conquistou Hollywood com seu visual curvilíneo e estilo de mulher fatal, era lendária por sua maquiagem de lábios vermelhos e delineado no par de olhos azuis. As madeixas platinadas davam o toque final no visual, mas nem sempre foi assim. 

Em uma maquiagem que podia durar até três horas dependendo do capricho da atriz e da produção dos filmes, cada detalhe valia a pena para construir o "fenômeno Marilyn". Para fazer o delineado dos olhos, Whitey usava lápis marrom - que em cena se tornava preto - para definir o olhar, além do branco, para criar profundidade, e um delicado côncavo marcado com sombra marrom, imitando o estilo de Greta Garbo, inspiração de make da loira.

A ideia da boca vermelha era criar um ar voluptuoso e sensual, com mais destaque pelo contorno mais escuro e o centro mais claro. O toque final era o gloss, que dava volume extra para a boca de Marilyn.

Naquela época, a vaselina era coringa na beleza de Marilyn, que usava o produto para, entre outras coisas, iluminar o rosto antes da gravações, o que garantia um "glow" especial com a ajuda dos refletores. Além disso, a pele da atriz também era preparada com base e pó, que criavam o contorno do rosto e afinavam o nariz da diva.


A estrela da produção era o batom, que na verdade se tratava da mistura de produtos com várias camadas aplicadas.

Quase todas as imagens existentes da diva Marilyn Monroe apresentam uma maquiagem em que um elemento era sempre visto: o delineador gatinho. Raramente a atriz abria mão do traçado e há quem diga que ela jamais tirava o item do necessaire – o preferido dela, segundo dizem, eram as versões em marrom e preto do lápis Show Stopper da Elizabeth Arden.

Arcos do triunfo, as sobrancelhas marcantes da diva! Marilyn era moça esperta: sabia que as sobrancelhas valorizam e destacam a expressão do rosto. A diva, que já tinha sobrancelhas arqueadas, aproveitava para deixá-las mais expressivas com lápis. Truque que até hoje é feito por 10 entre 10 mulheres!


Marilyn mudou o tom de seu cabelo diversas vezes durante sua carreira. Ela começou no Hollywoodiano Frank e Joseph Salon, em 1946, período em que seu cabelo foi descolorido para uma tonalidade de loiro dourado, além de quimicamente alisado.

Logo neste início como modelo, Marilyn delineou seu rosto com uma eletrólise para eliminar o bico de viúva (aquela “ponta” no centro da testa entre as entradas do cabelo).

Ao longo de sua carreira, o cabelo de Marilyn Monroe passou por várias tonalidades de loiro antes de chegar ao platinado que a tornou conhecida até hoje.

Os fios loiríssimos também são uma característica marcante da musa do cinema. "Uma maneira interessante de chegar a essa tonalidade é fazer um procedimento gradual e progressivo. Sugiro começar com luzes usando o pó descolorante Infinie Platine, que compensa a perda de queratina e mantém a resistência da fibra. Depois, pode-se intensificar o processo, alternando as luzes com mechas até chegar ao efeito desejado", explicou experts.

Para reproduzir o visual, é necessário fazer um corte com um leve repicado na base para dar volume e criar um look sexy. A produção exibida por Marilyn era a prova de que ela era uma mulher segura, de personalidade, e denotava uma atitude moderna por conta dos fios curtos.

Resultado de imagem para marilyn monroe corte

Ponto De Vista:

Resultado de imagem para marilyn monroe corte

A loira mais famosa do cinema é ruiva. Norma Jeane Mortenson começou carreira ainda de cabelos castanhos avermelhados, mas foi a mudança capilar que a transformou no símbolo sexual que conhecemos hoje. Estrela da Hollywood antiga e famosa por suas curvas exuberantes, o estilo "Marilyn Monroe" virou referência da sensualidade da década de 1950. Johnny Hyde, um dos principais executivos da 20th Century Fox na época, é o responsável pela transformação radical. Para conseguir papel no estúdio, Marilyn precisou fazer várias descolorações para ficar loira platinada e um permanente para aumentar o volume do penteado. Ela também operou o nariz e o queixo, mudando drasticamente a expressão que tinha anteriormente.

Mais de Noeli de Carvalho e Silva

Comentários

Notícias relacionadas

loading...