desktop_cabecalho

Especialistas explicam o que é síndrome do pânico, doença que afeta famosos e anônimos

Ler na área do assinante

De acordo com as pesquisas da Associação Americana de Psiquiatria, cerca de 5% dos adultos já tiveram pelo menos uma crise de pânico na vida. A doença atinge duas mulheres para cada homem. A explicação é porque elas sofrem mais cobranças da sociedade.

Alguns famosos relataram publicamente já ter sofrido dessa doença, entre eles está a top model Gisele Bündchen, que durante uma viagem de avião sofreu de claustrofobia. Após o episódio, a modelo decidiu procurar tratamento psicológico para se curar. Outra que sentiu essa experiência foi a apresentadora Angélica. Ela conta que desenvolveu o transtorno após o acidente aéreo que sofreu com a família em 2015.

Madonna é mais uma artista na lista. Ela sofreu ataques de pânico antes dos shows por medo de decepcionar o público. E o sertanejo Lucas Lucco desabafou que a doença fez com que ele faltasse à gravação de um DVD. E as crises o impedia de sair de casa.

De acordo com o psicanalista João Nolasco, Diretor Executivo e Professor de psicanálise do Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, Ciências Humanas e Sociais (IBRAPCHS), sentir um medo repentino, ficar ansioso e evitar certos locais essa é uma das características da síndrome do pânico.

- Alguns sintomas são sensação de terror, em que acredita que algo horrível está para acontecer, batimento cardíaco forte, dores no peito, tonturas, vertigens, náuseas, dificuldade ao respirar, entre outros - conta.

O psicanalista explica que é primordial que o paciente procure um médico cardiologista a fim de descartar qualquer irregularidade cardíaca. Ele comenta também a importância de um acompanhamento psiquiátrico ou neurológico, em parceria com um tratamento psicoterápico, acompanhado por um psicólogo ou psicanalista.

- A interferência dos profissionais de saúde é muito relevante, mas temos que lembrar que o ambiente familiar é fundamental para colaborar com o tratamento - lembra.

A psicóloga Maíra Andrade Madeira relata que a doença geralmente se manifesta no final da adolescência ou início da fase adulta. A profissional explica também que os sintomas desagradáveis, fazem com que o pânico possa ser confundido com uma doença cardíaca ou outra doença grave. “É comum as pessoas procurarem um pronto-socorro quando tem a crise de pânico sentindo dores no peito. ”

Maíra complementa que muitos médicos defendem o uso de remédios para a eficácia do tratamento. Para eles, o transtorno é causado pela falha na comunicação dos neurotransmissores, responsáveis por enviar as informações ao cérebro, e os medicamentos restabelecem esse equilíbrio, que foi afetado.

- Já outros profissionais garantem que é possível restaurar esse equilíbrio apenas com a psicoterapia. A Terapia Cognitivo-Comportamental tem sido bastante eficiente nestes casos já que a abordagem ajuda a gerenciar a ansiedade e os sintomas – afirma.

Os especialistas concordam que a doença tem cura desde que se tenha um acompanhamento especializado, psiquiátrico e psicoterápico, com o conhecimento necessário para ajudar o paciente.

Joyce Nogueira

da Redação Ler comentários e comentar