desktop_cabecalho

Seis jovens representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática

Ler na área do assinante

Estudantes têm idades de 16 a 19 anos e saíram de processo de seleção que começou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ambos foram escolhidos pelo IMPA para disputar a maior competição da área, em julho, no Rio de Janeiro. Equipe será anunciada na apresentação oficial do Biênio da Matemática.

O Brasil vai sediar pela primeira vez a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês). Seis estudantes vão representar o País na competição que ocorre na cidade do Rio de Janeiro.

A Região Nordeste é a que enviará o maior número de representantes para a competição: três alunos e dois professores como líderes da delegação. Os outros três integrantes da equipe são de São Paulo e Minas Gerais.

Os jovens têm idades de 16 a 19 anos e saíram de um processo de seleção que começou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Davi Cavalcanti Sena, do Recife, e Bruno Brasil Meinhart, de Fortaleza, são os mais jovens do time, com 16 anos. Além de terem a mesma idade, eles cursam o ensino médio na mesma escola de Fortaleza.

O outro estreante na IMO é o paulistano André Yuji Hisatsuga, de 17 anos. O paulista Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 17 anos, trouxe uma medalha de prata e o cearense George Lucas Diniz de Alencar, de 18, uma de bronze. Eles completam o time com o mineiro João César Campos Vargas, de 19 anos, que participará de sua terceira edição na competição.

Segundo o diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, a grande participação de moradores da região se repete em várias edições. "É uma tradição bastante antiga. Algumas escolas, sobretudo de Fortaleza e de Recife, são escolas tradicionais e que sempre se empenharam no apoio aos alunos. E a escola tem um papel fundamental", afirmou.

A delegação foi escolhida depois das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os selecionados cursam o ensino médio e têm entre 16 e 19 anos.

Os seis jovens são craques em Matemática foram selecionados pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) para representar o Brasil na mais destacada competição científica da área no mundo, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês). A divulgação da equipe será nesta terça-feira (13), às 10h, durante o evento de apresentação oficial do Biênio da Matemática Brasil 2017-2018, no Teatro do Espaço Cultural BNDES. Os seis estudantes foram escolhidos de um grupo de 30 alunos do Ensino Médio que vem recebendo treinamento intensivo desde 2016. Todos são medalhistas de competições nacionais e internacionais da disciplina. Desde que iniciou a sua participação na IMO, em 1979, o Brasil ganhou 122 medalhas e 29 menções-honrosas.

O ministro José Mendonça Bezerra Filho (Educação); o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira; o presidente da FINEP, Marcos Cintra - representando o ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) -; o presidente do BNDES, Paulo Rabello Castro; o deputado federal Alex Canziani; o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana; o presidente da SBM, Hilário Alencar, e outras autoridades participarão da apresentação do Biênio da Matemática, com organização do IMPA e da SBM.

Ao sediar a IMO e o Congresso Internacional de Matemáticos 2018 – dois dos principais eventos mundiais da área –, o Brasil chama a atenção para a Matemática. As iniciativas ganharam ainda mais força com o Biênio da Matemática, instituído pela Lei 13.358, em novembro de 2016. O Biênio tem o apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação, e patrocínio do BNDES. É celebrado com uma série de ações nacionais e internacionais para incentivar o estudo da disciplina, popularizá-la e promover atividades que aproximem o público da Matemática.

Em sua 58º edição, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) acontecerá pela primeira vez no Brasil, de 17 a 23 de julho, com a organização do IMPA. Estudantes de mais de 100 países de cinco continentes estarão no Rio de Janeiro para solucionar problemas matemáticos e trocar experiências. Em 2016, o país obteve sua melhor colocação na história da competição, o 15ª lugar na pontuação geral por equipes, com cinco medalhas de prata e uma de bronze.

Como parte das atividades do Biênio, já foram realizados a Bienal da Matemática – voltada para professores e estudantes universitários – e o Festival da Matemática, que reuniu, em quatro dias, 18 mil pessoas de todas as idades no Rio e mostrou como a disciplina pode ser acessível e divertida.

Ao longo do Biênio, a Matemática será ainda tema de eventos como a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, em outubro, e o III Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. O ano de 2018 também será intenso, com o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, em inglês), o Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas e mais uma edição do Festival da Matemática, entre outros destaques.

Evento: Apresentação da seleção brasileira de Matemática do Brasil e do Biênio da Matemática Brasil

Data: 17 a 23  de Julho

Público: Estudantes de mais de 100 países de cinco continentes estarão no Rio de Janeiro para solucionar problemas matemáticos e trocar experiências. 

Local: Teatro do Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro -RJ

Valdivino Sousa

 Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20 anos de experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Site: www.valdivinosousa.mat.br

 E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11- 9.9608-3728

da Redação Ler comentários e comentar