desktop_cabecalho

Lula sofre derrota em disputa judicial contra jornalista Merval Pereira

Ler na área do assinante

Uma decisão de um juiz de São Bernardo do Campo impôs mais uma derrota na série de reveses judiciais que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sofrendo.

O magistrado de primeira instância rejeitou uma ação de danos morais movida por Lula contra o jornalista Merval Pereira.

O ex-presidente pretendia ser indenizado por ter sido apontado na coluna do jornalista no Jornal ‘O Globo’ como participante ativo e efetivo do escândalo do ‘petrolão’.

A derrota de Lula teve um impacto ainda mais forte em razão do contundente despacho do magistrado. Vejam:

‘O direito à honra é contrabalançado pela responsabilidade nas esferas cível e criminal daquele que supostamente afronte o ordenamento jurídico pátrio. Significa dizer que aqueles que optam pela vida política, muito mais que o cidadão comum, sujeitos estão ao escrutínio popular sobre seus atos, além de submetidos a imputações acerca da probidade e honestidade de suas ações. Bem por isso, não emerge adequado que, por meio de fixação de indenizações protetivas da moral, o Poder Judiciário interfira para desestimular a publicidade de atos de interesse público, mormente quando o ordenamento jurídico vigente disponibiliza ao imputado amplo direito de defesa na esfera criminal e administrativa, com várias instâncias recursais, onde a idoneidade de suas ações políticas, a legitimidade do patrimônio amealhado durante sua vida pública e os sinais externos de sua riqueza e de seus parentes próximos sempre poderão ser objeto de justificativa ou questionamento.’

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar