Matheus Dal'Pizzol

Opiniões descompromissadas.

BNDES: 80% para os grandes, 20% para os pequenos e 100% arrancados dos contribuintes

No início deste mês a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que o obriga o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a destinar 20% dos recursos originários da União a empréstimos para micro e pequenas empresas.

Que grande notícia! Agora, o dinheiro oriundo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), por exemplo, não será dado apenas aos grandes marajás e lobistas da Bodega Brasilis. Agora o trabalhador pode ficar contente em ser extorquido para colocar dinheiro nas mãos daqueles empresários bem relacionados e lobistas mirins, que só estão começando! Que maravilha!

Agora são só 80% para os Joesleis e Eikes do Brasil.

E o mais interessante, é que esse projeto vem exatamente no mês do aumento de impostos sobre o PIS/COFINS, sendo a principal fonte de recursos do FAT. Ou seja: Agora o trabalhador pode pagar mais, para colocar mais dinheiro nas mãos dos empresários apadrinhados do governo.

Como disse Alexis de Tocqueville:

A República sobreviverá até o Congresso descobrir que pode subornar o povo com seu próprio dinheiro.

Enquanto isso, que linha de ação as turmas “pró-trabalhadores”, defensores da CLT e viúvas varguistas tomarão? É claro que defenderão o FAT - mesmo que tenha sido implementado por políticos que mais tarde formariam a mais alta casta do PSDB (o demônio neoliberal) -, como “mais um direito” do qual o trabalhador não pode abrir mão. É preciso “lutar”! Defendê-lo com unhas e dentes.

No discurso popular, construíram um monopólio moral acusando os opositores dessas práticas nefastas. Na prática foram os responsáveis pelo período de maior crescimento dos laços fascistas/corporativistas entre governo e grandes empresários. Hoje ou calam-se ou insistem em defender essas instituições bestiais que soam como as justiceiras dos desfavorecidos mas que na prática são as verdadeiras exploradoras daqueles que dizem proteger.

Matheus Dal'Pizzol

Opiniões descompromissadas.

Mais de Matheus Dal'Pizzol

Comentários

Notícias relacionadas

loading...