desktop_cabecalho

Ações entre amigos, entre familiares ou simplesmente entre conhecidos?

Ler na área do assinante

Causou tititi nacional a decisão do ministro Gilmar Mendes, na sexta-feira passada (18), ao conceder liberdade ao empresário Jacob Barata Filho, preso em julho na Operação Ponto Final, desdobramento da Lava-Jato. Em 2013, o ministro do STF foi padrinho de casamento da filha de Barata. O “rei” do setor de transportes do Rio de Janeiro deverá cumprir medidas cautelares alternativas, como recolhimento domiciliar noturno e em fins de semana e feriados.

Numa outra penada, no mesmo dia, Mendes também mandou soltar o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) Lélis Teixeira. Ele também havia sido preso em 3 de julho na Operação Ponto Final.

A investigação em curso apura a participação de Jacob Filho em suposto esquema de pagamento de propina a políticos e fraudes em contratos do governo fluminense com empresas de transporte público. O empresário havia sido preso no aeroporto do Galeão, ao tentar embarcar para Portugal; na mala dele, a Polícia Federal encontrou documentos que apontavam o vazamento de dados da Operação, o que caracteriza o crime de obstrução de justiça.

Na decisão em que deferiu o habeas corpus impetrado pela defesa de Jacob Barata Filho, o ministro Gilmar afirmou que ele deve apresentar-se periodicamente à Justiça e que está proibido de manter contato com os demais investigados. Ele também não pode deixar o país - e deverá entregar seu passaporte em 48 horas. Não se falou em tornozeleira eletrônica.

Mendes também determinou a suspensão do exercício de cargos na administração de sociedades e associações ligadas ao transporte coletivo de passageiros, e proibição de ingressar em quaisquer de seus estabelecimentos.

Ligações familiares

• Em 2013, Gilmar Mendes foi padrinho de casamento da filha de Barata, Beatriz, em luxuosa festa no hotel Copacabana Palace.

•  Beatriz se casou com Francisco Feitosa Filho, sobrinho da mulher de Gilmar, Guiomar Feitosa de Albuquerque Lima Mendes. Ela fez carreira profissional com atuações no Ministério da Justiça e em tribunais superiores.

• O casamento selou a união das famílias Barata e Feitosa, que dominam o setor de transportes no Rio de Janeiro e no Ceará.

•  Guiomar é considerada uma das mulheres mais poderosas de Brasília; depois do serviço público, ela passou a atuar na banca do exitoso advogado Sérgio Bermudes. Guiomar é também irmã do ex-deputado federal Chiquinho Feitosa, dono do Grupo Vega, que tem linhas de ônibus urbanas, intermunicipais e interestaduais em vários Estados - entre eles São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba - além de Portugal.

• * Chiquinho Feitosa é pai de Francisco Feitosa Filho, acima mencionado.

• Antes do casamento, as duas famílias já haviam se juntado por meio de negócios em comum. Em 2008, o patriarca Jacob Barata, "rei dos ônibus" no Rio, fundou com Chiquinho Feitosa (tido como “rei dos ônibus” em Fortaleza), uma administradora de cartões, denominada Mandacaru, que vende créditos de vale-transporte. A operadora teve seu controle dividido entre outras empresas de ônibus da capital cearense e o Grupo Guanabara, da família Barata.

•  Ao pedir a suspeição de Gilmar Mendes para prestar jurisdição em determinadas ações, o MPF sustenta haver “vínculos estranhos”, com os empresários mencionados.

A pujança do Grupo Guanabara

• O Grupo Guanabara é um dos maiores conglomerados de empresas de transporte de passageiros do Brasil, fundado pelo empresário Jacob Barata em 1968, no Rio de Janeiro. Possui uma frota de 4.200 ônibus distribuídos em 20 empresas de ônibus. Também é proprietária de um banco, concessionárias, operadora de turismo, hotéis, drogarias, hospitais e uma empreendedora imobiliária.

• As empresas do grupo operam nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pará, Paraíba, Piauí, Maranhão e no Distrito Federal; emprega mais de 20 mil funcionários.

•  O grupo atua também em Portugal onde é proprietário das empresas de ônibus Scotturb e Vimeca/Lisboa Transportes e também é proprietário da rede de hoteleira Fênix que possui três hotéis em Lisboa e quatro na cidade do Porto.

Fonte: Espaço Vital

da Redação Ler comentários e comentar