desktop_cabecalho

EUA investigam autoridades da Venezuela por tráfico de drogas

Diosdado Cabello pode estar envolvido. Nicolas Maduro não é alvo da investigação.

Ler na área do assinante

Autoridades norte-americanas estão investigando o poderoso líder do Parlamento da Venezuela, Diosdado Cabello, e outras autoridades de alto escalão por possível tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro, revelou ontem (18) o Wall Street Journal.

O jornal afirmou que promotores federais em Nova York e Miami e o Órgão para o Combate das Drogas dos Estados Unidos estão reunindo evidências de antigos traficantes de cocaína, desertores militares venezuelanos e pessoas que já foram próximas de autoridades do país sul-americano.

O Wall Street  disse ainda que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, um inimigo ideológico de Washington, não era um alvo da investigação dos EUA. 

O jornal citou uma autoridade do Departamento de Justiça dizendo que Cabello é "um alvo principal" da investigação, acrescentando que havia "vasta evidência" para sugerir que ele é um dos chefes de um suposto cartel de tráfico envolvendo militares e autoridades de alto escalão do governo.

"É uma organização criminosa", afirmou a fonte do Departamento de Justiça.

O Wall Street Journal citou autoridades dos EUA dizendo que as investigações estão em andamento, mas que quaisquer acusações devem permanecer em segredo até que prisões sejam feitas. Tais detenções só serão possíveis quando os suspeitos deixarem a Venezuela.

da Redação Ler comentários e comentar