desktop_cabecalho

A questão de matemática que assustou os alunos

Ler na área do assinante

Porque essa questão assustaram alunos que prestaram a Fuvest 2017, pois bem os estudantes começam a prova da Fuvest, vestibular que dá vaga para Universidade de São Paulo, mas não sabiam o que iria encontrar pela frente, mas ao deparar com uma questão envolvendo álgebra e demais conhecimentos matemáticos poucos arriscaram a resolver e poucos alunos conseguiram acertar.

Uma terça-feira que ficou marcada na mente dos alunos, e na vida cotidiana ao encontrar qualquer problema de Matemática com certeza  em seu inconsciente vai está guardada essa questão. De acordo com Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares, as questões referentes a matérias de exatas, como matemática e física, foram as grandes “vilãs” da prova. Mas nenhuma questão parece ter assustado tanto os alunos quanto a de número 2 da prova de matemática que reproduzirei a seguir:

“É uma questão assustadora, principalmente pelo tamanho da resolução. Os alunos já não estão muito acostumados a resolver problemas de álgebra, e quando se deparam com questões como essa, costumam achar que suas respostas estão erradas”, disse o professor de matemática do Anglo, Thiago Dutra.

Segundo o Matemático e Professor Valdivino Sousa, a questão ainda apresentava uma dificuldade a mais para os candidatos pois exigia a leitura atenta de toda a questão. O motivo? A resposta viria muito mais fácil (e rápido) se o aluno começasse a resolução pelo item “c”. “Se ele começasse pelo final, veria que o item traz uma situação geral, enquanto os itens ‘a’ e ‘b’ são situações particulares, em que os resultados são obtidos rapidamente após a resolução do item ‘c’. A questão exige um nível de concentração maior do candidato pois a maneira de chegar à resposta não é óbvia. É uma questão para o estudante que já prestou Fuvest.”

O professor explica como realizar o “temido” cálculo. “O item ‘c’, que é o mais difícil, necessita que o aluno faça uma modelagem algébrica do problema. O aluno deve supor um ângulo de uma medida qualquer e criar uma função que relaciona o comprimento de uma linha com a medida do ângulo dado. A partir do resultado da situação geral, nos itens ‘a’ e ‘b’, a ideia é substituir o valor do ângulo já dado, na função estabelecida no item ‘c’, obtendo as coordenadas do ponto pedido.

Confira as três folhas de resolução:

Provas

Aplicadas no mês de Janeiro  de 2017, no primeiro dia de provas, os estudantes responderam questões sobre português, literatura e fizeram a redação. Na última segunda-feira do mês os candidatos realizaram as provas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. E numa terça -feira, os estudantes realizaram a prova de conhecimentos específicos, de acordo com a carreira escolhida no momento da inscrição. Para os candidatos de artes cênicas e curso superior do audiovisual, o vestibular continuou com as provas de habilidades específicas entre os dias 11 e 13 de Janeiro.

Os 20.741 candidatos convocados para a etapa final do vestibular disputaram 8.734 vagas na USP e 120 na Santa Casa de São Paulo. A primeira chamada da Fuvest 2017 será divulgada ocorreu em Fevereiro deste ano.

Fonte: https://folhaonline.wordpress.com

da Redação Ler comentários e comentar