A batalha dos pedestres

Ler na área do assinante

As ruas foram tomadas por grandes batalhas: Uber x taxistas; bicicletas x carros, mas a principal delas não ganha destaque na mídia, porque todos acham que a situação é normal. Mas, no dia-a-dia o pedestre enfrenta uma cidade deflagrada, onde ele não tem espaço para circular e

o que ele encontra é irregular e esburacada.

A questão, em geral, é colocada como pedestre x carro, com a sua disputa no leito carroçavel, com risco de ser atropelado. As autoridades se preocupam com o atravessar a rua. Mas a principal batalha do pedestre na cidade é com as calçadas ou passeio público.

Em muitos locais as vias foram ampliadas para deixar espaço para estacionamento, sem sacrificar a área de circulação. O sacrificado foram as calçadas e os pedestres, que perderam espaço na via pública. O Prefeito, se efetivamente, quisesse melhorar a vida do cidadão paulistano deveria, em primeiro lugar recuperar o espaço do pedestre. 

O pedestre deveria ter prioridade em relação à bicicleta. Como ele não faz isso, a ciclo faixa é invadida pelos pedestres que, para sorte deles só tem a concorrência eventual de entregadores de bicicleta. 

Uma batalha nas ruas, maior do que o dos ciclistas com os carros é entre esses e os pedestres. E a maior de todas a dos pedestres com os buracos e irregularidades das calçadas. 

Jorge Hori

http://iejorgehori.blogspot.com.br/

             https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Foto de Jorge Hori

Jorge Hori

Articulista

Ler comentários e comentar