desktop_cabecalho

Mundo pode comemorar vacina contra o Ebola

Ler na área do assinante

Uma vacina contra o Ebola, de grande eficiência, parece finalmente ter surgido. O virus é responsável por matar mais de 11 mil pessoas e infectar outras 28 mil desde 2014 na África. 

A vacina mostrou 100% de eficácia contra o vírus mortal em um grande estudo feito na Guiné e agora pode ser usada para ajudar a acabar com a epidemia no oeste africano.

Os resultados do estudo, que testou a vacina desenvolvida por Merck e NewLink Genetics em mais de 4 mil pessoas que estiveram em contato próximo com um caso de ebola confirmado, mostrou que a vacina deu 100% de proteção depois de 10 dias da aplicação.

O estudo foi publicado na revista britânica "The Lancet" e afirma que a vacina VSV-EBOV poderá ser "altamente eficaz em prevenir a doença do vírus ebola".

A epidemia do ebola na África Ocidental teve início no sul da Guiné, em dezembro de 2013. Trata-se da maior crise desde a identificação do vírus em 1976.

Mais de 99% das vítimas se encontram na Guiné, Serra Leoa e Libéria.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o resultado como "extremamente promissor" e disse que "são necessárias mais evidência conclusivas para a capacidade de proteger as populações contra o que é chamado de 'efeito rebanho'". Para isso, a autoridade regulatória da Guiné aprovou a continuação dos estudos, diz a OMS em comunicado.

"O crédito vai para o governo da Guiné, as pessoas que vivem nas comunidades e nossos parceiros neste projeto. Uma vacina eficaz será mais um instrumento muito importante para os atuais e futuros surtos de ebola", disse em comunicado a diretora-geral da OMS, Dra. Margaret Chan.

Depois, em coletiva de imprensa, afirmou: "Esta vai ser uma virada de jogo", disse ela a jornalistas. "Vai mudar a gestão do atual surto de Ebola e de futuros surtos".

"Acreditamos que o mundo está prestes a ter uma vacina eficaz contra o Ebola", disse a especialista em vacinas Marie Paule Kieny, da OMS, em uma entrevista à imprensa em Genebra.

Jeremy Farrar, um especialista em doenças infecciosas e diretor da fundação Wellcome Trust, que ajudou a financiar o estudo, disse que os resultados foram "notáveis".

"Esse estudo se atreveu a usar um projeto altamente inovador e pragmático, que permitiu à equipe na Guiné avaliar esta vacina no meio de uma epidemia", disse em comunicado.

"Nossa esperança é que esta vacina ajude agora a acabar com essa epidemia e esteja disponível para as futuras epidemias inevitáveis."

Bertrand Draguez, diretor do Médicos sem Fronteiras (MSF), que tem liderado a luta contra o ebola na África Ocidental, disse: "Pela primeira vez há uma perspectiva de uma ferramenta que poderia proteger vidas e quebrar cadeias de transmissão."

Este e outros estudos de vacinas foram rastreados de maneira rápida com enorme esforço internacional de pesquisadores, que correram para testar terapias e vacinas potenciais enquanto o vírus ainda estava circulando.

"Sabíamos que era uma corrida contra o tempo e que o experimento tinha de ser realizado sob as circunstâncias mais difíceis", diz John-Arne Röttingen, chefe da área de controle de doenças infecciosas no Instituto Norueguês de Saúde Pública e presidente do grupo de acompanhamento do experimento.

          https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar