desktop_cabecalho

Dilma supera índices de Collor e torna-se a presidente mais impopular da história

Ler na área do assinante

A presidente Dilma acaba de conseguir uma verdadeira façanha. Ela superou a impopularidade de Fernando Collor (1990-1992) no cargo às vésperas de sofrer um processo de impeachment, quando caras pintadas foram às ruas e o Brasil inflamou pela saída do então presidente.

Pesquisa do instituto Datafolha, fechada nesta quarta-feira (5), aponta Dilma com 71% de reprovação.

No levantamento anterior, do mesmo Datafolha, realizado na terceira semana de junho, 65% dos entrevistados viam o governo Dilma como ruim ou péssimo.

Em contrapartida, para piorar ainda mais a performance da chefe da nação, o grupo dos que consideram a atuação da petista ótima ou boa variou para baixo, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Em junho, 10% dos consultados pelo Datafolha mantinham essa opinião. Agora, são 8%.

E, para tornar o quadro ainda mais sombrio, o cenário piorou para a presidente Dilma também no que diz respeito a um eventual pedido de impeachment.

Questionados se o Congresso deveria abrir um procedimento formal de afastamento, 66% dos entrevistados disseram que sim. No levantamento anterior, realizado em abril, eram 63%.

No mesmo sentido, também aumentou a quantidade de pessoas que acham que ela será retirada do cargo, independentemente de suas opiniões sobre um eventual processo de impeachment. Em abril, 29% diziam que a presidente seria afastada do Planalto. Agora, 38% disseram achar que Dilma sofrerá um impeachment.

Os números fazem de Dilma a presidente com a pior taxa de popularidade entre todos os eleitos diretamente desde a redemocratização.

          https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar