desktop_cabecalho

Lobista fecha delação premiada e vai devolver para a nação a "bagatela" de 70 milhões de reais

Ler na área do assinante

A pergunta que não quer calar: Em quanto as ações deste homem lesaram os cofres públicos?

Hamylton Padilha, um lobista, homem sem cargo e sem mandato, réu em um processo derivado da 15ª fase da Operação Lava Jato, se comprometeu a pagar, como multa compensatória, a estratosférica soma de R$ 70 milhões, para validar o acordo de colaboração premiada firmado com o Ministério Público Federal (MPF).

O acordo, homologado pelo juiz Sergio Moro, prevê que o pagamento será feito em três parcelas em uma conta judicial.

Padilha responde por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Ele foi denunciado por ter repassado US$ 31 milhões em propina para funcionários da Petrobras e para o PMDB.

Em troca do dinheiro, de acordo com os procuradores, o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada e o ex-gerente Eduardo Musa favoreceram a empresa Vantage Drilling – representada por Padilha – em um contrato de afretamento de um navio-sonda para a estatal.

Pelo acordo de colaboração, a pena unificada de Padilha pelos crimes mencionados nos depoimentos só pode chegar a até oito anos de regime fechado.

O regime de cumprimento, porém, deverá ser substituído por de dois a cinco anos em regime aberto diferenciado – mesmas regras do regime aberto, mas cumuladas com prestação de serviço à comunidade e restrições de viagens.

Após este período, haverá uma suspensão condicional da pena.

Dentre as informações que prestou às investigações para obter o acordo, Padilha detalhou como era a operacionalização dos pagamentos de propina. Ele representava a Vantage Drilling Corp, empresa que negociou um navio-sonda com a Petrobras.

              https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar