desktop_cabecalho

Liberdade sim "golpismo petista" não

Ler na área do assinante

Num “Estado Democrático de Direito”, qualquer ideologia é aceitável posto que exercida em consonância e sintonia com os valores hermenêuticos do texto constitucional. 

O texto constitucional garante a soberania da Nação, ou seja, um Estado modernamente organizado que preserva sua identidade cultural e age conforme a soberania popular, afinal, “todo poder emana do povo”, que o exerce diretamente ou através de representantes por ele eleitos. 

A cidadania e a dignidade da pessoa humana são valores interpretados em sentido universal e consoante os Arts. 5º e 6º da Constituição Federal, sendo estes um desdobramento do Art. 1º, conforme a figura de um Estado Democrático de Direito.

Recentemente as manifestações de junho de 2013 em outro momento histórico revelaram o grito das massas pelo fortalecimento da democracia e contra a violência do Estado e está inserida num contexto de ordem global e local de negação à diversidade de atores e instâncias sociais como sujeito de direitos.

O que ora vemos no país, é um quadro de descontentamento, descrença nas instituições, no governo e na forma de governar, que contradiz a democracia e a liberdade.

Na verdade, prostituir as palavras, deformar a realidade e mentir, é a estratégia marxista flagrada nas ações do MST e na violência black-bloc, acuado pela covardia e leniência de nossos governantes.

Quando alguém usa de uma postura arrogante, disseminando a violência e estimulando o confronto armado, isto se configura claramente como um atentado a segurança do país. 

Não se pode aceitar que um discurso livre, claro, seja modelo para ser seguido, especialmente eivado de ódio e repulsa ao direito que temos de repudiar a corrupção ativa, o peculato, o caixa 2, a propina, a formação de quadrilha, tão evidente no cenário deste governo, especialmente de simpatizantes e companheiros do próprio PT.

As palavras do presidente da CUT, Vagner Freitas, não foram " figuras de linguagem", mas ameaças visíveis, tácitas, aos opositores do governo Dilma, ao pedir a resistência dos movimentos sociais de esquerda a ida à “rua entrincheirados, com armas na mão, se tentarem derrubar a presidente”, ele afirmou um desequilíbrio de conduta e uma irresponsabilidade que o penaliza pelas palavras que declarou livremente diante da imprensa nacional.

Diante deste contexto, caberia a sua prisão imediata por ameaça a paz social, bem como a responsabilidade pelo que afirmou penalmente. 

Na verdade o discurso daqueles que apoiam Dilma, é que a oposição ao seu governo é um ato de "golpismo", mas como entender práticas que colidem com o decoro, ética, e que são amplamente toleradas, mediante a impunidade e a prática de escamotear os fatos tão evidentes diante de todos nós?

Resta saber se a justiça, diante das agressões cometidas pelo PT, tomará alguma providência com base no Inciso XLI do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988:

XLI – a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.

Pio Barbosa

              https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Foto de Pio Barbosa Neto

Pio Barbosa Neto

Articulista. Consultor legislativo da Assembleia Legislativa do Ceará

Ler comentários e comentar