desktop_cabecalho

Cresce número de detentos inscritos na Olimpíada de Matemática

Ler na área do assinante

Cresce o número de detentos inscritos na Olimpíada de Matemática somente na região de Bauru interior de São Paulo, 2.212 reeducandos foram inscritos na Obmep. A baixa escolaridade é um dos fatores mais presentes para a vulnerabilidade social. Com o objetivo de preparar as pessoas sob custódia do Estado para o retorno à vida em liberdade, as secretarias da Administração Penitenciária e de Estado da Educação vêm estimulando os reeducandos a participarem da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A primeira fase da 14ª olimpíada será realizada em 5 de junho, e a segunda, em 15 de setembro. Podem participar escolas com turmas de ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) ou de ensino médio.

Número de presos paulistas participantes da Obmep aumentou quase 20% de 2017 para 2018. A presença deles vem sendo ampliada: só neste ano, inscreveram-se 12.795 presos - aumento de 18,91% em relação a 2017, quando 9.890 se inscreveram. O número de inscritos em 2018 corresponde a 71,42% do total de presos que estudam em unidades no Ensino Regular (Fundamental e/ou Médio) em unidades prisionais do Estado - 17.914 (registrados em março de 2018).

A primeira fase acontece no dia 5 do próximo mês de junho em 127 presídios e no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté, 74,71% do total de 170 unidades prisionais do Estado.

Na região, 2.212 presos de 23 unidades prisionais das cidades de Bauru, Avaré, Avanhandava, Álvaro de Carvalho, Bernardino de Campos, Balbinos, Cerqueira César, Getulina, Itatinga, Itaí, Iaras, Jaú, Lins, Pirajuí, Reginópolis, Ourinhos e Taquarituba foram inscritos para participar do exame.

Somente em Bauru, 184 reeducandos irão realizar a prova. São 140 do CPP 2 e outros 44 do CPP 1.

A Olimpíada é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

da Redação Ler comentários e comentar