desktop_cabecalho

O Brasil que merece o Lula...

Ler na área do assinante

Vendo as campanhas dos petistas para que o Lula, um ex-presidente e atual presidiário, volte a ocupar a Presidência da República, campanhas essas que dizem que "O Brasil Merece o Lula", fiquei cá comigo pensando... Mas afinal, qual é o Brasil que merece o Lula?

Bem, na realidade temos vários "brasis" dentro do Brasil e tive que fazer uma seleção para compreender quais deles merecem o Lula.

O Brasil que merece o Lula é aquele Brasil do cara que acha uma carteira e é incapaz de devolver ao dono, embolsando o dinheiro. É aquele do sujeito que fura a fila e também daquele que engana o consumidor com falsos anúncios ou contratos espúrios escritos em letras microscópicas.

O Brasil que merece o Lula é aquele Brasil do incompetente que ocupa cargos comissionados por ser do PT, do improdutivo que vive de bolsas e até dos que fraudam as bolsas que recebem.

O Brasil que merece o Lula é aquele Brasil do malandro-agulha, do mau caráter que mente pra levar vantagem em tudo; do que finge dormir no ônibus, sentado nos assentos reservados a gestantes, idosos e deficientes.

O Brasil que merece o Lula é aquele Brasil do defensor de bandidos que criminaliza a Justiça, do manipulador e daquele que quer alcançar o último degrau da escada sem sequer ter subido no primeiro degrau.

O Brasil que merece o Lula é aquele Brasil da imprensa manipuladora de informações, do artista oportunista que vive mais dos patrocínios subsidiados pela Lei Rouanet do que dos seus próprios resultados.

O Brasil que merece o Lula é aquele Brasil dos vagabundos, dos rotos, dos que desconhecem as palavras decência, patriotismo e Justiça, e nesse meio encontram-se os militantes e membros do cartel chamado OAB.

O Brasil que merece o Lula é aquele Brasil do jeitinho, da gambiarra, da preguiça, da malemolência e do mal feito e do garrancho. É o país da justificativa rasa e cínica.

O Brasil que merece o Lula é aquele Brasil do cara que corrompe o guarda ou o fiscal e do guarda e do fiscal que são corrompidos. É o Brasil do Legislativo incompetente e corrupto e do Executivo imprestável. É o Brasil insone pelos escândalos e com uma incurável amnésia, porque tudo é esquecido no tempo, e nem precisa tanto tempo assim. No Brasil que merece o Lula os corruptos gozam da prescrição da culpa na memória do povo.

O Brasil que merece o Lula é aquele Brasil do STF que se converte em camelô de sentenças e as vende pelo preço que depende da cara do freguês, e que posa e fala como prostituta que se faz de pura. É o mesmo Brasil do militar inerte, recluso em suas mágoas, incapaz, figurativo, alheio, acovardado e que mesmo vendo a casa pegando fogo, se escora convenientemente na Constituição como justificativa para não sair da sua zona de conforto e ir apagar o incêndio.

O Brasil que merece o Lula é aquele Brasil onde a democracia é feita de gambiarras e preguiças, da malemolência e do mal feito; do garrancho e do cinismo e da mentira e da justificativa rasa. É o país onde parece não faltar jamais as matérias primas para ele ser o que é. É o Brasil das cotas, das castas e das costas viradas para a Bandeira. E que reúne milhões em passeatas direcionadas a "afirmações", mas que é incapaz de reunir centenas em passeatas para determinações, sobretudo as patrióticas.

O Brasil que merece o Lula é aquele que troca a própria dignidade por um grito de gol. Mas esse não anão pela própria natureza, feio, escorregadio e esquálido colosso não é o meu país e nem o país que eu quero para os meus filhos. É o Brasil que merece o Lula.

Ler comentários e comentar