desktop_cabecalho

Ministro da Justiça bate-boca com produtores rurais em MS. Assista ao vídeo

Ler na área do assinante

Alvo de uma manifestação no último fim de semana, quando foi agredido verbalmente por integrantes do movimento Revoltados Online, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entrou em nova confusão e bate-boca nesta quarta-feira (2) ao participar de uma reunião com produtores rurais em Campo Grande (MS).

Cardozo foi interrompido por uma fazendeira, que disse: "não tenho medo de você"; e rebateu que "a lei será cumprida". 

A fazendeira continuou tentando interromper o ministro que, então, ameaçou usar a Polícia Federal para impedir incitações à violência.  "Ou pacificamos ou não há conversa", disse o ministro.

"Neste momento qualquer manifestação de incitação será vista como crime e objeto de investigação. A Polícia Federal está orientada neste sentido. Não entrem neste tipo de postura. Ou pacificamos ou não há conversa. A lei será cumprida. Se a senhora continuar neste tom eu encerro a reunião. Não aceito qualquer tipo de ameaça", disse Cardozo.

A região conhecida como Ñande Rú Marangatú, na fronteira com o Paraguai, é palco de disputas há mais de três décadas. Desde 1983, pelo menos três lideranças indígenas foram mortos no local. O último deles foi o líder Guarani Kaiowá Simão Vilhaça, encontrado com um tiro na cabeça no último final de semana.

O espaço foi demarcado e homologado pelo governo como terra indígena, mas em 2005 o Supremo Tribunal Federal concedeu uma liminar caçando a decisão do governo. Nas últimas semanas os Guaraní Kaiowá, liderados por Vilhaça, decidiram invadir a área. Os fazendeiros da região reagiram tentando expulsar os indígenas à força. Desde então a Força Nacional está na região.

Depois do bate-boca com os produtores rurais, Cardozo se reuniu com lideranças indígenas. 

A situação no estado é de absoluta tensão.

                https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

                             Assista o vídeo:

da Redação Ler comentários e comentar