Prazo para vacinação da gripe deve ser estendido

Desde 5 de maio, foram vacinadas 19,1 milhões de pessoas - apenas 38,6% do público-alvo da campanha

Ler na área do assinante

A campanha de vacinação contra a gripe deve ser prorrogada no país. Inicialmente, o programa terminaria hoje (22), mas deve se estender por ao menos mais duas semanas.

Desde 5 de maio, foram vacinadas 19,1 milhões de pessoas - apenas 38,6% do público-alvo da campanha, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O governo, porém, adquiriu 54 milhões de doses para este ano e tinha como meta vacinar até 80% do grupo prioritário, estimado em 49,7 milhões de pessoas (incluindo crianças, idosos e gestantes, por exemplo).

Uma nova data para o fim da campanha deve ser anunciada nesta sexta. Para isso, o governo federal está consultando os Estados. A prorrogação, porém, já foi dada como certa em muitos deles.

Em São Paulo, onde a cobertura atinge 47% do público-alvo, a aplicação das vacinas nos postos de saúde segue agora até 3 de junho, segundo o governo estadual.

Santa Catarina e Alagoas optaram por estender até 5 de junho. A campanha também seguirá até dia 5 no município do Rio de Janeiro.

Apesar da prorrogação, o ideal é que a vacinação ocorra ainda antes da chegada do inverno, porque o período de maior circulação da gripe vai do final de maio a agosto. Além disso, o organismo leva de duas a três semanas para produzir anticorpos depois da vacina.

Essa não é a primeira vez que a vacinação precisa ser prorrogada. Nos últimos três anos, a campanha foi estendida por não atingir a meta dentro do prazo inicialmente previsto.

da Redação Ler comentários e comentar