desktop_cabecalho

Dilma descumpre mais uma promessa e Pronatec é cortado pela metade

Ler na área do assinante

Mais um compromisso da presidente Dilma é simplesmente ignorado. Desta vez, o descumprimento refere-se à segunda etapa do Pronatec.

O Pronatec é o programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

Em junho do ano passado, a presidente afirmou que, até 2018, iria abrir 12 milhões de novas vagas no programa.

Eis que agora os números oficiais mostram que essa promessa não será cumprida.

O governo criará pouco mais da metade das vagas prometidas pela presidente Dilma Rousseff (PT) para a segunda etapa do Pronatec.

A meta atual é ofertar 5 milhões de vagas entre 2016 e 2019, segundo dados do Ministério do Planejamento.

O programa já sofreu corte neste ano, com previsão de oferta 57% menor em comparação a 2014. Segundo o Ministério da Educação, neste ano 1,3 milhão de vagas estão garantidas. Esse número deve se repetir em 2016.

Assim, o volume final será de 6,3 milhões até 2019.

O programa foi uma das principais bandeiras na campanha para o segundo mandato. No ano passado, a presidente participou de ao menos 11 formaturas do Pronatec, fez festas e foi festejada pelos formandos.

                https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar