desktop_cabecalho

Um flagrante do jornalismo picareta que prega que o mundo só tem dois lados: a Esquerda Mocinha e os Vilões

Ler na área do assinante

Convido-os a ler um belo exemplo de Jornalismo picareta, que usa generalizações grosseiras e ignorância histórica para tentar impor um modelo de pensamento.

A matéria publicada pelo G1 - O Portal de Notícias da Globo, propositalmente não assinada, acusa TODA a Seleção da Croácia de "flertar com Fascismo" pela atitude de um único jogador. Por que?

Não vimos esse tipo de generalização quando o assunto são os pagodeiros patrocinados da Seleção Brasileira. Ninguém afirmou que toda Seleção gostava de transar com travestis prostitutas quando Ronaldo Fenômeno foi flagrado com duas delas; ninguém disse que toda Seleção tinha envolvimento com tráfico de armas e drogas quando Adriano Imperador e outros jogadores são flagrados em amizade explícita com traficantes; ninguém escreveu que toda Seleção é um circo porque nossos jogadores se vestem como palhaços.

Mas, contra a Croácia essas generalizações são criminosamente usadas.

Em nenhum momento a matéria cita, por exemplo, que a região da Croácia foi exatamente quem mais teve soldados mortos na guerra contra o fascismo de Josef Stalin e Benito Mussolini.

Propositalmente a matéria não fala da violência russa contra os povos independentes daquela região. Apenas alguns exemplos: Ossetia do Sul, Chechênia e Ucrânia (invasão da Criméia). O nacionalismo, portanto, é uma característica natural em região tão conflagrada e fruto de um desmembramento da comuno-socialista URSS.

Mas, infelizmente, boa parte do Jornalismo brasileiro trabalha para fermentar o sectarismo no País em véspera eleitoral e vender o pensamento de que só há dois lados no mundo: a Esquerda Mocinha e os Vilões. Quem não é esquerdista, automaticamente passa a ser fascista, ditador, canalha, assassino, etc.

Ou seja, qualquer voz que se levante na sociedade contra a Esquerda, necessariamente é fascista? PAREM COM ISSO! Sejamos intelectualmente honestos.

Veja a matéria pilantra do G1 e tire suas próprias conclusões: CLIQUE AQUI

Foto de Helder Caldeira

Helder Caldeira

Escritor, Colunista Político, Palestrante e Conferencista
*Autor dos livros “Águas Turvas” e “A 1ª Presidenta”, entre outras obras.

Ler comentários e comentar