A Matemática presente no corpo humano

Ler na área do assinante

A Matemática presente no corpo humano, a escritora Isabel Minhós Martins apresenta às crianças a matemática presente em todos os lugares, educadores e pesquisadores se unem na divulgação de uma ciência que está em tudo, buscando mostrar as pessoas que vale a pena investir nos estudos em Matemática.O Matemático e escritor Valdivino Sousa, criou o método XYZ que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com o uso de objetos ilustrativos. Assim, como a Isabel Minhós Martins, autora do livro: 'Lá Em Casa Somos... O intuito do livro é apresentar às crianças uma matemática presente em todos os lugares.

Pedrinho tem 1 umbigo, 2 braços, 20 dedos, 18 dentes de leite, 206 ossos e milhões de células. Fernandinha tem 1 boca, 2 joelhos, 20 unhas, 7 metros de intestino e 150.000 fios de cabelos.

Juntos, Pedrinho e Fernandinha possuem 40 dedos, 28 dentes, 14 metros de intestino, 412 ossos e 300.000 fios de cabelos. Os números e a matemática estão em todos os lugares. Podem ser encontrados até no corpo de qualquer criança, de qualquer adulto. Basta um olhar diferenciado.

É exatamente isso que a escritora portuguesa Isabel Minhós propõe no livro infantil "Lá Em Casa Somos...". Relançado pela editora SESI-SP com ilustrações de Madalena Matoso, a obra apresenta a matemática para crianças como brincadeira divertida.

Em "Lá Em Casa Somos..." a narradora apresenta sua família fazendo uso dos números e da matemática presente no corpo humano: "Lá em casa somos 6 cabeças, cada uma pensando nas suas coisas... Lá em casa somos 20 dedinhos e 20 dedões..."

As coisas ficam mais divertidas na hora de contar os mamilos da casa. Além do pai, da mãe e dos três filhos, há ainda a cadelinha da família que não possui apenas 2 mamilos como todo mundo, mas 6 mamilos.

Ficam mais divertidas ainda quando acontece uma festa na casa. Fazendo as contas, as coisas podem chegar a 32 cabeças, 618 dedos, 2 quilômetros de intestino, 72 mamilos, 60 pernas, 8 patas e 6.822 ossos. "Lá Em Casa Somos..." promove a união entre duas coisas aparentemente distantes: o corpo humano e a matemática. E promove uma brincadeira que se estende além do livro. Um livro que possui 1 capa, 2 orelhas, 32 páginas e 438 caracteres. Uma obra que pode ser lido por 2 olhos, 2 mãos, 10 dedos e 54 ossos. Ou 1 língua, 2 ouvidos e 5 almofadas.

Fonte: Matemático Sousa

da Redação Ler comentários e comentar