Zilá Soares - a Arte enquanto expressão essencial

A expressão humana radicada no MS

Zilá Soares é Artista Plástica natural de Campo Grande – MS e cidadã do mundo. Uma artista completa. Luva da qual se serve a mão da Criação.

Ouso definir “Arte, a expressão da Alma”.

O produto de tal expressão recebe entre nós, definições e significados tão variados, quanto tipos de gentes e mitos há por aí.

Há quem veja no produto das Artes, apenas ‘investimento seguro’; outros hão de enxergar signos de status; há quem aprecie o belo e o reconheça mais ou menos expresso, no gesto e no traço, em forma e conteúdo, na expressão desse ou daquele artista.

Criadora e criaturas
Criadora e criaturas
Zilá em seu ateliê
O convite hoje é pruma análise essencial da Arte, tal e qual descrita na definição proposta no início deste artigo.

Zilá partiu do terreno e seguro plano de escolas acadêmicas; taxiou devagar, pé-ante-pé, a longa pista do aprendizado, composta do intangível conhecimento teórico, misturado de forma homogênea ao exercício concreto, incansável e contínuo da técnica; alçando voo ao patamar dos que fazem escola.

Desenho de Zilá Soares
Desenho de Zilá Soares
Da série Bananeiras - 2014
Onde já não há mais chão como apoio, não há em cima e tampouco embaixo como referência; próprio trabalho é referência de si e assinatura do autor.

Zilá há tempos faz escola.

É Escola Zilá Soares.

Um patamar elevado da expressão humana

A identidade de um artista pode ser reconhecida no gesto só seu, que produz traço feito impressão digital: única, pessoal, intransferível e inimitável, como o de Portinari; Picasso; Jorapimo; Van Gogh; Beto Lima, Mondrian e tantos outros.

Podemos reconhecer autoria de um trabalho, nos tons que ousa o artista, na paleta de cores que abre, que inaugura, como fizeram Cícero Dias e Matisse, como bem faz a nossa Zilá, por exemplo.

É por limitação de espaço e tempo que restrinjo esta análise a uns poucos aspectos relativos à forma; vez que o conteúdo de expressão essencial é ilimitado por definição, e cada um de nós é universo pleno e imensurável.

Da série Redesenhando Paris - 2010
Da série Redesenhando Paris - 2010
Desenho de Zilá Soares
Desde que taxiava expressão inicial, rebocada pelo academicismo à cabeceira da pista da qual decolou, Zilá enfoca temas intrínsecos do Ser Humano, em nuances e tons únicos, só dela.

Retrata contextos corriqueiros e complexos, em cenas do quotidiano deliciosamente nosso. De todos nós.

Tão própria expressão da artista, polvilhando na tela leitura do mundo que rasga-lhe a retina, com a surpresa do novo e o calor do encanto.

Pelas Ruas, da série Redesenhando Paris - 2010
Pelas Ruas, da série Redesenhando Paris - 2010
Desenho de Zilá Soares
Tão seus os gestos e traços; tão devotamente tratados os temas, com simplicidade desconcertante, que reproduz a Natureza e os seres, e a fauna humana aflora como alternativa à expressão divina, só que mais divertida e bela.

A flora de Zilá é mais bela, mais lúdica, pois tem a Criação fidedignamente expressa, e que antes de chegar aos meus olhos, passou pelo prisma que é... Zilá.

Tem giz de cera, tem cor, tem luz e calor.

Tem Natureza e tem Escola.

Tem tudo isso.

O site de Zilá é repleto de imagens e informações diversas acerca da artista, de sua obra e história. No link abaixo:

zilasoares.art.br/

É minha leitura, é isso que acho e encontro, quando vejo uma obra da artista.

Germânico eu fosse, Faber ou Castell, sei lá... há muito teria licenciado a paleta de Zilá Soares– em aquarelas, gizes e guaches - para o mundo todo, pois do mundo todo é Zilá...

Por isso e por muito mais, gosto e sou grato.

Honrado de tê-la tão perto. Ciente do privilégio que é para mim e para todo o Mato Grosso do Sul, para o Brasil e para Terra do hoje, tê-la justamente... aqui.

Obrigado, Zilá.

Criador e Criatura.
Criador e Criatura.
Feliz Dia dos Pais! Meus parabéns, e muito, muito obrigado, Sr. Mário Soares!

João Henrique de Miranda Sá

Jornalista independente em Campo Grande - MS.

Siga-nos no Twitter!

Mais de João Henrique de Miranda Sá

Comentários

Notícias relacionadas