Alunos são motivados ao estudo da Matemática através de projeto

Alunos são motivados ao estudo da Matemática através de projeto, o objetivo é fortalecer o aprendizado da disciplina e, para isso, devem ser criadas metas e o Ranking da Matemática. Um exemplo de aprendizagem de Matemática através de projetos são os do 9º ano da E.E. "Dr. Clybas Pinto Ferraz” na Cidade de Assis, interior de São Paulo, o projeto tem como intuito incentivar os alunos ao estudo de Matemática, pois, a escola oferece o projeto Ranking da Matemática, idealizado pelo professor Anaximandro Alevato.

De acordo com o professor, o objetivo é o de fortalecer o aprendizado da disciplina e, para isso, foram criadas metas, que incluem muito estudo e horas de concentração na realização das tarefas de casa.

"O projeto resulta em alunos motivados e bastante entusiasmados. A matemática é uma ciência que está presente em todos os segmentos da vida, e em todas as tarefas executadas no nosso dia a dia. Encontrada em todas as áreas de estudo, é considerada como uma das principais disciplinas do currículo escolar. Porém, a Matemática é aceita com insatisfação pela comunidade escolar, pois exige dos estudantes um grau de memorização e uma ampla linha de raciocínio, esta dificuldade encontrada os fazem distanciar-se de sua prática no cotidiano”, explica o professor.

O professor e Matemático Valdivino Sousa é criador do método x y z que facilita aprendizagem de equação com o uso de objetos ilustrativos, ele postam problemas nas redes sociais usando frutas e demais objetos, ou seja, no lugar de ser uma incógnita x, ou y ela utiliza um objeto. O resultado tem dado a ele o reconhecimento de um Matemático didático que usa método diferente para ensinar, com uma linguagem e abordagem passo a passo mostrando para as pessoas como chegou o resultado. “para mim é gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido, e fico contente de saber que as pessoas estão aprendendo matemática por outro modo”, Explica o Matemático Valdivino Sousa.

Seu projeto denominado XYZ é um método de pesquisa e abordagem com na base Engenharia Didática em Educação Matemática, um jeito diferente de aprender matemática. O objetivo é proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de objetos ilustrativos.

Segundo ele, a disciplina visa contribuir com a Educação em sentido amplo, como fator essencial para alcançar comportamento ético dos alunos.

"A aula de Matemática estimula a formação ética dos alunos, pois estes são direcionados a desenvolver suas atitudes atribuindo confiança ao construírem seus conhecimentos em sala de aula, através de sua participação ativa, bem como respeitar as opiniões dos demais colegas”, acrescentou. No projeto, os alunos precisam realizar todas as tarefas de casa e ajudar os colegas com dificuldades.

Redação AssisCity/Foto: Divulgação
A seguir, o Ranking da Matemática dos alunos do colégio: E.E. Dr. Clybas Pinto Ferraz: Lucas Roberto Gomes Molitor: 38,75; 1- Keren Caroline de Paula Vieira: 38,25; 2- Diego Brito da Silva: 37,75; 3- Maria Júlia Almeida Cardoso: 37,25; 4- Giovana Emanuelle da Silva: 37,00; 5- Ana Carolina da Silva Toledo: 36,75, Luiza Costa Amazonas: 36,75; 6- Brenda de Souza Pupim: 36,25, Lincoln Conrado Jordan Pereira: 36,25; 7- Maria Clara Behlau Effgen: 36,00; 8- Clara Helena Dalgesso Albino: 35,50; 9- Nathália da Silva Mello: 35,25, Pedro Luka Teixeira: 35,25; 10- João Vitor Alvin Nardotto: 34,75; 11- Gabriel Gonçalves Policant: 34,50; 12- Beatriz Lopes Busto: 34,00, Isadora Congio Caldeira: 34,00; 13- Esthefane Lima Belle: 33,25; 14- Bianca Teodoro das Chagas: 33,00; 15- José Jr. Rodrigues dos Santos: 32,75; 16- Nicolas Petruci Penga: 32,25; 17- Melissa Yaclara Teixeira: 32,00, Álvaro Giordano Gomez Ribeiro: 32,00.

Fonte: Matemático Sousa

Valdivino Sousa

Prof. Ms Valdivino Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática.

Siga-nos no Twitter!

Mais de Valdivino Sousa

Comentários

Notícias relacionadas