desktop_cabecalho

Levy perde o juízo e diz que aumento de imposto deve ser encarado como 'investimento'

Ler na área do assinante

Joaquim Levy, totalmente desacreditado, não tem mais condições de ser levado a sério, principalmente quando sua argumentação pede compreensão para um eventual aumento da carga tributária.

O ministro está enfraquecido, sem apoio e credibilidade para implementar medidas necessárias para colocar as contas públicas do Brasil em ordem.

Nesta quinta-feira (10), Levy disse que os brasileiros devem encarar eventuais aumentos de impostos para reequilibrar as contas públicas como um investimento para que a economia volte a crescer. Segundo ele, o país não deve ser vítima de uma miopia nesse tema, pois a solidez fiscal é a base do crescimento: "Você faz um pequeno investimento, admite pagar um pouco mais de imposto para que a economia não tenha tropeço. Talvez você tenha que pagar um pouquinho mais de imposto. A sociedade paga 0,5% a mais, mas o PIB cresce 0,5%, então, vale a pena, é um investimento. A gente não deve ser vítima de uma miopia nos impostos", disse ele.

E depois, acrescentou: "Temos que garantir que o Brasil seja um país seguro. A solidez fiscal é a base do nosso crescimento".

Levy, formado em Chicago, não está fazendo jus a fama de bom economista, muito pelo contrário, aumentos da carga tributária dificilmente serão revertidos no futuro, o quê contribuirá para reduzir ainda mais a nossa taxa de poupança e, consequentemente, de investimento.  Some-se a isso os nossos já baixíssimos níveis de competitividade e produtividade.

O que podemos vislumbrar é que um futuro difícil, complicado e sombrio se aproxima.

               https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar