O tempo Não Para: O figurino dos núcleos “congelados” e “contemporâneos”

Figurino de Marocas

Nascida no século 19, Marocas (Juliana Paiva), de “O tempo não para”, virou uma metamorfose ambulante desde que, após ser congelada em um acidente náutico, em 1886, despertou em 2018. Conectar-se a esse novo mundo, marcado por transformações tecnológicas e comportamentais, não é nada fácil, mas deveras importante. A mocinha da novela das sete sabe disso e até mudou seu guarda-roupa, que ganhou peças atuais, mas com um toque retrô. Seja bem-vinda a esse museu de grandes novidades, menina!

— É a cara da Marocas se modernizar e adotar algumas facilidades, como se desprender das anáguas, dos espartilhos, desses acessórios incômodos que faziam parte do vestuário das mulheres da época em que ela vivia. A personagem abraça coisas novas que a agradam, mas não perde suas raízes. O novo figurino dela ficou super coerente com sua personalidade — valoriza a intérprete, elogiando o trabalho assinado pela figurinista Paula Carneiro.

Marocas usa em 2018 a mesma pochete da primeira fase da personagem, em 1886

Marocas mistura um colete de couro com vestido florido mesclando o moderno com o retr

Nesse primeiro contato com as novidades do século 21, Marocas se manterá fiel a algumas tradições de sua época.

Resultado de imagem para marocas  O Tempo No Para

Ela tem uma personalidade forte que se expressa em suas roupas. A jovem é contra as armações sob as saias, usa vestidos volumosos e em cores mais vivas e quentes, e abusa das peças em couro colorido, como um casaco azul ou o corset de couro vinho. “Queríamos que sua personalidade, força e beleza, que são muito exclusivas, ficassem bem marcadas no figurino”, disse a figurinista Paula Carneiro

Imagem relacionada

— Por enquanto, não rola usar calça jeans, short, decotes, fendas e nada que marque o corpo... Ela ganha ares de menina moderna, mas sem perder o seu passado — destaca a figurinista.

Vestidos bordados fazem parte do novo look de Marocas em O tempo no para

Juliana completa:

— Acredito que teremos alguns momentos em que Marocas vai poder usar umas peças mais ousadas do nosso século, como a calça jeans. No tempo dela, uma mulher colocar uma calça era um escândalo, já que essa peça era um símbolo masculino. Mais para frente, no entanto, ela pode vir até a passar batom vermelho, que é um símbolo do empoderamento feminino.

Marocas usa em 2018 a mesma pochete da primeira fase da personagem, em 1886.

Marocas usa em 2018 a mesma pochete da primeira fase da personagem em 1886

— Biquíni já é um salto muito grande. Para essas ocasiões, ela usaria um maiô, sentindo-se mais segura e protegida. A gente vai ver Marocas com lingerie, mas será uma calcinha maior, que cobre o bumbum. Ela vai se adequando a esse mundo do seu jeitinho — explica a atriz.

Rendas e tulê fazem parte do novo figurino de Marocas

Rendas e tul fazem parte do novo figurino de Marocas em O tempo no para

Resultado de imagem para marocas  O Tempo No Para

Figurino de Betina

Os looks de Betina (Cleo) são um evento à parte em O Tempo Não Para. Dona de uma modernidade quase excêntrica, como define a figurinista Paula Carneiro, a ex-noiva de Samuca (Nicolas Prattes) une peças simples com apostas fashion que fazem toda a diferença.

Cleo  Betina em O Tempo No Para Foto Joo Miguel JniorTV Globo

"A gente queria uma coisa de vanguarda, tanto que ela usa casacos com pelo, casaco estilo Beatles Sargent Peppers, e os combina com calça de moletom, mais larguinha e refinada. Nos pés: usa bota ou chinelo. Descombina muito a bolsa com a bota e tem pouquíssimos acessórios, só os anéis", descreve a idealizadora do visual, Paula Carneiro.

Confira peas-chave do figurino de Betina Foto Joo Miguel JuniorGlobo e Arte Thays Malcher

Curtiu a inspiração? A figurinista da novela das 7 dá mais dicas de como montar um look à la Betina: "Ela é muito monocromática, usa preto, branco, cinza e musgo. Usa uns blazers oversize, umas peças que parecem ser masculinas, com uma regatinha por baixo. Eu gosto dessa coisa dela estar sempre limpa por baixo e com um casaco por cima que é o chamariz."

Inpire-se no visual de Betina para montar um look superatual  Foto Raquel CunhaTV Globo

Figurino de Carmen

Resultado de imagem para Christiane Torloni para O Tempo No Para

Mãe de Samuca, o criou sozinha desde que o marido a abandonou. Vendeu o antigo carro da família para ajudar o filho a desenvolver o adubo Vitae. Inteligente, independente e cheia de energia, é uma das sócias da SamVita. Vai virar a cabeça de Dom Sabino, que nunca viu uma mulher como ela. Tem um relacionamento com seu personal trainer Lalá, que na verdade só pensa em se dar bem às custas dela por causa de seu poder financeiro e da influência na SamVita.

Resultado de imagem para Christiane Torloni para O Tempo No Para

"O novo look da atriz é o clássico chanel, mas repaginado de uma forma mais atual e feminina, tendência certa para os cabelos do verão de 2019", diz a hairstylist Sônia Nesi. "O corte é mais curtinho na nuca e ganha um comprimento um pouco maior na parte da frente, algo bem sutil", explica.

Imagem relacionada

Podendo ter diversas finalizações, como liso, ondulado e messy – aquele babyliss bagunçado que está na moda –, o chamado wavy bob hair é um ótimo corte para pessoas mais velhas. "A franja cortininha feita na atriz garantiu ainda mais charme ao look e a deixou com uma aparência mais jovial", diz a expert.

Imagem relacionada

"Em relação à coloração, a escolha de um tom clássico e atemporal também foi certeira. A combinação de cabelo curto, escuro e monocromático deixa a mulher com um ar mais sofisticado", complementa a hairstylist Tatiana Araújo.

Resultado de imagem para carmen O Tempo No Para

Sônia ainda diz que o corte vai bem com cabelos lisos, enrolados e crespos e requer pouquíssima manutenção. "Esse corte é ótimo para os amantes de praticidade. Para quem tem fios lisos, basta usar o secador e os dedos para conquistar um look despojado. As pessoas de cabelo ondulado, cacheado e crespo podem contar com o poder do leave-in ou da mousse modeladora para definir a forma natural dos fios e ganhar estrutura", diz.

Imagem relacionada

Figurino de Dom Sabino

Entre os “congelados”, há muita textura, xadrez e listras misturadas no mesmo look. O patriarca Dom Sabino (Edson Celulari) usa roupas com estilos mesclados. A gravata e a calça são xadrez, mas de padrões diferentes.Imagem relacionada

Figurino de Dona Agustina

Uma crédula dona de casa e mãe de família do século XIX. É esposa de Dom Sabino e mãe de Marocas, Nico e Kiki. Crê em Deus e nos mistérios da fé. Leva a família, principalmente o marido, com mão de ferro. Terá grande resistência em aceitar os novos modos do século XXI, especialmente no que diz respeito às mulheres independentes e bem-resolvidas. Vai morrer de ciúmes do marido com Carmen.

Resultado de imagem para o tempo no para dona agustina

PONTO DE VISTA:

Imagem relacionada

Fotos: Globo/João Miguel Júnior

No nosso de vista a singularidades dos núcleos “congelados” e “contemporâneos” e o choque proveniente do encontro entre personagens de séculos diferentes, na novela das sete, ‘O Tempo Não Para’, são destaque com o trabalho das áreas de figurino e caracterização. Definitivamente o humor está ligado a vários personagens que tornam a trama ainda melhor, a forma como o enredo é contado e comparado a nossa realidade do século 21 é de uma genialidade dos autores.

Querem saber mais? Mais informações sobre a moda poderão ser adquiridas no http://www.anjinhadamoda.comPor hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá.

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Siga-nos no Twitter!

Mais de Noeli de Carvalho e Silva

Comentários

Notícias relacionadas