Imprensa marrom é o maior perigo para a democracia

Ler na área do assinante

Vamos comentar o caso da SOLURB. Semana passada vi vários anúncios da SOLURB em meia página de jornais (em todos os diários da cidade), além de propaganda na TV. Isto antes de 8 de setembro quando resolveram parar as atividades com a desculpa que os empregados entraram em greve.

Ocorreu depois da paralisação, dos meios de comunicação manipularem as notícias pretendendo jogar a culpa do fato em Alcides Bernal, querendo "colar" no mesmo fama de mau administrador (sendo que, Gilmar Olarte é o responsável pelo caos financeiros da prefeitura com a turma do André que o secretariava).

Vamos analisar só o Correio Do Estado neste episódio, que no dia que a SOLURB parou destacou "Bernal não paga e Solurb para". Em razão de receberem várias criticas e da sociedade apoiar Alcides Bernal contra a ganância da empresa, o diário modificou levemente sua opinião, e passou a ser o "juiz" do caso, querendo noticiar sem tecer criticas a Bernal, no entanto continua mostrando que está a serviço de quem quer espoliar os cofres públicos, pois hoje deu uma nota mínima de destaque a liminar do juiz determinando a volta as atividades da Solurb, informando em letra corpo 18 a manchete tímida a esquerda de sua capa: "Justiça determina retorno da coleta".

Ora, não é preciso ser um gênio para deduzir que a imprensa de Campo Grande ao invés de prestar um serviço a comunidade, trabalha de forma caolha, só visando os lucros e bajulando quem lhe pagava polpudos valores em publicidade quando estava no governo, e que diz o povo na rua, é o sócio oculto das empresas de Amorim.

Necessário comentar que hoje saiu publicado na mídia nacional, que o Brasil perde 200 bilhões de reais em corrupção, o que seria 10% do orçamento da União Federal e quase todo o pagamento da Previdência Social (eu creio que este numero é maior, haja vista que aqui no estado, dizem os comentários que se cobravam 15 a 20% do empenho). 

É muito dinheiro! mas, se a sociedade não se indignar com os espertinhos que tentam manipular a verdade, querendo que as pessoas sejam levadas a erro e façam falso juízo de valor da verdade, nós nunca conseguiremos diminuir a corrupção.

Assim, espero atitudes republicanas e cidadã destes órgãos de imprensa. Fale a verdade e não procure esconder o que o povo quer saber. Aliás, nenhum órgão falou que a Solurb recebeu 8 milhões de reais no final de agosto da prefeitura, um dia antes de Bernal voltar, e a folha de pagamento da empresa é só 1,5 (hum milhão e meio de reais) e mesmo assim não pagou a folha de agosto que venceu no dia 5 de setembro....porque será, hein?

Sergio Maidana

advogado em Campo Grande

                    https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar