A soltura dos estupradores do Piauí e o silêncio sepulcral das mulheres do #EleNão

Ler na área do assinante

Na noite de 27 de maio de 2015, em Castelo do Piauí, quatro meninas, uma de 15, outra de 16, duas de 17 anos, foram levadas à beira de um penhasco afastado da cidade, amarradas, espancadas (olhos furados, afundamento de crânio, pele desfigurada, agressões de toda ordem) e estupradas, por cinco homens, todos com passagens pela polícia por outros crimes. Detalhe: quatro deles não tinham completado 18 anos.

Após as agressões e os estupros coletivos, elas foram arremessadas do penhasco, numa altura de 10 metros. Uma delas morreria dias depois. As que sobreviveram tiveram suas vidas marcadas para sempre pelo que de pior a crueldade humana pode produzir.

No último domingo, dia 22 de setembro de 2018, três dos adolescentes foram liberados, pois a lei obriga a libertá-los, sem ficha criminal. Estão livres, leves, soltos.

Ouvi falar em movimento de mulheres contra um candidato aí. Não ouvi falar em movimento de mulheres para protestar contra a impunidade absurda dos agressores dessas quatro adolescentes.

Em países mais "atrasados em civilização", como Estados Unidos, Alemanha e Suíça, esses autores de crimes consecutivos e múltiplos de estupro, lesões corporais e homicídio provavelmente passariam o resto da vida na cadeia, quando nada por terem se provado inaptos para o convívio social e por se mostrarem grave perigo, especialmente às mulheres. Nos Estados Unidos, seriam condenados à pena capital.

O tal movimento de mulheres contra o candidato creio deplorar tal candidato por ele se destacar pela proposta de endurecer em muito a vida de desgraçados como esses agressores de mulheres, com diversas medidas, entre as quais o fim da menoridade penal e da progressão de pena em casos como esse.

Decerto o tal movimento de mulheres está com medo de que a atual legislação de execução penal mude, de que os "pobrezinhos" estupradores, se tiverem menos de 18, deixem de ficar presos por apenas três anos; se tiverem mais de 18, pouco mais de um ano, devido à progressão de pena. Isso se antes não aparecer um juiz de instrução e mandar o estuprador "vítima da sociedade" para casa no mesmo dia de eventual (e rara, a maior parte dos crimes não tem autor identificado) prisão.

Eu sou homem. Sou esposo e pai de uma filha. Eu abomino o estupro, a crueldade. Abomino especialmente a liberdade de gente que estraga mais do que uma vida, arruína uma família toda e apavora todas as mulheres por andarem soltos por aí.

E você, mulher, acha que o candidato que pensa como eu nesse ponto (penso diferente dele em muitos outros pontos, não sou eleitor dele nem seu apoiador no primeiro turno) é inimigo das mulheres?

Foto de Aurélio Schommer

Aurélio Schommer

Membro do Conselho Curador na Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb e Membro Titular no Conselho Estadual de Cultura da Bahia.

Ler comentários e comentar